Startup: sobreviver ou inovar

Em 2 months ago

Um mercado global convida a iniciativas inovadoras, com soluções diversificadas e criativas. As empresas tradicionais, mais conservadoras, correm menos riscos mas revelam-se menos competitivas.  As pequenas empresas são em geral mais ágeis e aumentam o seu potencial de sucesso, sempre que apostam num nicho de mercado ou num produto diferenciador.

O que quer dizer inovação

A palavra inovação nasce do latim innovatio. É imperativo que as empresas procurem necessidades que existam no mercado e que, com astúcia, consigam obter soluções  criativas.

Exemplos de empresas inovadoras

Enquanto clientes, vivemos rodeados de boas práticas de inovação empresarial. Não é difícil encontrar bons exemplos: a Nespresso transformou a cápsula de café num artigo de luxo.  Apresentaram máquinas de café exclusivas, com coleções de misturas de café sazonais, criando uma experiência única em redor do seu produto.

Outro exemplo emblemático, a Gilette, inovou com um sistema de recargas de lâminas de barbear (mais tarde de depilar), quando na sua área o passo lógico seria o investimento em máquinas de barbear. Optaram por apostar num produto de baixo custo, dirigido para as massas e esta estratégia tornou-se um exemplo para os competidores.

É essencial uma análise de mercado

Todas as inovações de sucesso partem de uma análise do mercado e do cliente, identificando o ângulo estratégico a adotar.

Comecem com uma análise honesta do mercado e do vosso modelo de negócio. Devem procurar feedback prático vindo dos clientes, que possa ser estudado por toda a empresa. Este processo interno assegura que fomentem um ambiente em que todos se sentem confortáveis para, paradoxalmente, pensar fora da sua zona de conforto.

Como atacar este desafio da inovação

Numa segunda fase, após converter os problemas em desafios, há que os transformar em soluções. Por fim, devem sujeitar a vossa ideia a testes ou até a uma fase de protótipo, para que possa ser posta à prova pelos clientes.

Qualquer alteração nas práticas da empresa implica riscos. Um estudo de experiências similares no mesmo mercado permite prevenir erros cometidos por outras empresas.

Um software de faturação inovador

Um software de faturação como Sage One é o aliado perfeito para pequenas empresas inovadoras. Completamente online, permite o acesso a partir de qualquer dispositivo, sem instalações complicadas.

As startups são o começo de uma aventura empresarial e a inovação é o grande motor do sucesso. Conte com a Sage para tornar o trajeto do seu negócio mais tranquilo, graças às últimas soluções em software.