Como convencer os investidores de que tem um bom projeto

Em 2 months ago

Um dos desafios que os empreendedores enfrentam no início dos seus projetos é a procura de financiamento. Para conseguir apresentar um caso sólido aos investidores é importante apresentar dados concretos, mas é também igualmente relevante conseguir fazer uma apresentação que cause um bom impacto.

Fatores humanos

Apresentar dados positivos sobre o projeto, ou sobre a empresa, pode não ser tão decisivo para persuadir os investidores quanto pensamos à partida. Não são raros os casos, em que o processo corre de forma negativa, após a apresentação de dados encorajadores.

Ser realistas em relação às motivações dos investidores

Devem partir do princípio que as principais motivações dos investidores são o lucro e que o fator medo afeta as suas opções. Para a maioria dos investidores, a inexistência de um investidor principal ou de investimento publico, aumenta o seu receio de envolvimento.

Em relação ao lucro, devemos considerar a realidade do mercado. Se considerarmos países europeus, o Reino Unido destaca-se no investimento em empresas tecnológicas. O investimento total rondou os 33 milhões de libras, colocando o Reino Unido numa posição inferior, apenas em relação aos Estados Unidos e à China.

Por irónico que pareça, este é também dos países em que é mais difícil conseguir financiamento para uma startup. A maior parte do investimento é colocado em grandes fundos que exigem um retorno substancial, e que acabam por apoiar as empresas que parecem implicar menos risco.

Selecionar investidores que partilhem dos mesmos interesses

Em vez de convidarem investidores independentemente do seu perfil, selecionem atentamente. Sempre que possível, dediquem tempo a educar previamente os investidores sobre o projeto, falando com cada um deles antes do momento de pitch final.

É extremamente importante que partilhem uma visão da evolução do mercado, ou será difícil aperceberem-se da oportunidade que o vosso projeto comporta.

Um software pensado nas necessidades de uma startup

A Sage desenvolveu um software de faturação adaptado às necessidades das empresas em começo de vida. Fácil de utilizar, com acesso a relatórios de gestão que permitem um acompanhamento da evolução da empresa. Saibam desde o começo como está a progredir o negócio através do software Sage One

Manter o foco perante a adversidade

É natural passar por uma ronda de investidores e não alcançar o investimento necessário. Há que fazer o exercício de aprendizagem, para corrigir o que pode ter corrido de forma menos positiva nesse primeiro pitch.

É sempre útil recordar os exemplos de grandes empresas que falharam em conseguir financiamento nas primeiras tentativas. As rejeições fazem parte do percurso de todo o empresário, mas os verdadeiros empreendedores aprendem com as experiências negativas e seguem com empenho renovado.