Países atraentes para a criação de startups

Em 1 week ago
shutterstock_210979942

A localização de um negócio é extremamente importante, quer na fase de elaboração de um plano de negócio, quer a nível de estratégia a longo prazo.

Afeta aspetos financeiros e a forma como o negócio pode crescer no futuro. Com uma nova vaga de empreendedores a nível global, vários países na europa criaram hubs tecnológicos com objetivo de atrair estas empresas.

Portugal encontra-se entre os países que apostaram nesta estratégia, no artigo de hoje vamos falar de outros quatro países que estão a dominar a atração de investimento associado à criação de startups tecnológicas.

Reino Unido

Apesar do ambiente de incerteza criado pelo Brexit, o Reino Unido continua a ser um dos principais países no mundo das startups. Algumas das principais empresas tecnológicas têm a sua sede em Londres, concentrando um enorme reservatório de talento humano nesta cidade. Designers, programadores e engenheiro talentosos trabalham e vivem em Londres, fomentando um clima de inovação.

Nos últimos cinco anos alcançaram um crescimento de 6%, liderando no investimento de capital de risco (estima-se que tenha rondado os 4,5 milhões de libras só em 2017).

Irlanda

A uma pequena distância do Reino Unido, a Irlanda captou a presença de startups com uma política de redução de impostos para estas empresas. Têm escritórios de empresas como o Facebook, Twitter e Google. O investimento em empresas tecnológicas irlandesas duplicou entre 2014 e 2016, demonstrando o sucesso desta estratégia.

Alemanha

Outro destino na europa, ideal para iniciar uma empresa, é a dinâmica Berlim. Empresas como a Soundcloud e a Splash iniciaram a sua história nesta cidade. Existe a expetativa de conseguirem captarem algumas das empresas situadas no Reino Unido como resultado do Brexit.

Suécia

Empresas como Spotify, Majong e Klarna encontraram um local ideal neste país. Reformas económicas nos anos 90 explicam o elevado empreendedorismo da Suécia, apesar da sua pequena dimensão.

Um parceiro ideal para os empreendedores

A Sage criou Sage One a pensar nos empreendedores, um software que não necessita de instalação. Basta aceder a partir de qualquer dispositivo com acesso online, e podem fazer uma assinatura mensal ou anual. Não deixe para amanhã, o negócio que pode criar hoje!