Startups que marcam o nosso tempo

Em 2 months ago

 

Nem sempre é fácil perceber se uma startup será bem-sucedida uma vez que existem elementos difíceis de aferir como a base de clientes ou a capacidade para reunir mais investimento. Por vezes, as ideias iniciais parecem estranhas de tão inovadoras, mas de forma inesperada alcançam o sucesso.

No artigo de hoje, vamos ver alguns exemplos de empresas que começaram timidamente e acabaram por marcar de forma decisiva o nosso tempo.

PayPal, pagar de forma universal

Quando a empresa surgiu em 1998, arriscou numa área completamente nova. A Internet estava ainda a dar os primeiros passos e a ideia dos fundadores da empresa deve ter parecido estranha.

Pediam aos consumidores para confiarem os seus dados pessoais, incluindo informação bancária, para que pudessem realizar transações online. Hoje, são milhares e milhares os utilizadores espalhados por todo o mundo.

Instagram, a primazia da imagem

O Instagram foi fundado em 2010, quando o Facebook já existia e dominava as redes sociais. Só começaram realmente a alcançar popularidade, quando mudaram para um modelo baseado quase integralmente na partilha de imagens.

À parte os filtros disponíveis e de ser pensado para o uso em telemóvel, o Instagram não se destaca dos concorrentes. No entanto, a sua base continuou a alargar-se e hoje existem mais de 800 milhões de utilizadores ativos.

Slack, melhorar a comunicação interna

Esta empresa não parecia oferecer nada de novo porque a maioria dos negócios já tinha plataformas de e-mail. Os criadores da Slack aperceberam-se que cerca de 70% das empresas não tinham uma ferramenta para comunicar internamente.

Foram gradualmente adaptando o serviço a diferentes tamanhos de equipas, oferecendo a integração de várias ferramentas e crescendo até se tornarem uma empresa de biliões de dólares.

Amazon

Em 1994 comprar livros online parecia arriscado pois não existia a confiança que hoje os consumidores sentem com as compras online. A favor deste modelo de negócio, as vendas elevadas deste artigo, com preços relativamente baixos e serem fáceis de embalar e despachar.

A Amazon tornou-se num dos sites mais populares e começou a expandir progressivamente a oferta de produtos. Hoje, podemos comprar praticamente tudo neste site.

Iniciar uma Startup com um parceiro experiente

Começar um novo projeto implica uma ideia mas também a experiência sobre a área em que irão desenvolver o projeto, contanto com parceiros conhecedores. O software Sage One é completamente online, sem necessidade de instalação, para que possam concentrar-se apenas no vosso negócio com o apoio conhecedor da Sage.

Em resumo

Esta ideias triunfaram devido à sua audácia e coragem ou devido ao empenho dos seus fundadores que asseguraram as condições para que fossem bem-sucedidas?

É difícil conseguir afirmar com certeza, mas podemos pensar que as ideias mais invulgares têm uma oportunidade para triunfar, desde que devidamente apoiadas por uma boa estrutura.