A segurança da empresa deve ser uma preocupação dos empresários

Em 2 months ago
shutterstock_527048005

O escândalo relacionado com a empresa Cambridge Analytica, e a forma como o Facebook e a Google venderam informação privada, colocou em destaque como a informação pessoal e das empresas é extremamente vulnerável.

Existe uma lição a ser retirada deste caso: se o produto é gratuito, então é muito provável que o utilizador do software/rede social seja o produto. Sempre que utilizamos um serviço sem custos, como Gmail ou Google Drive, devemos ter em conta os riscos para a segurança.

Serviços gratuitos pagos por publicidade

Os dados da empresa, incluindo informações confidenciais contidas nas trocas de e-mails, pertencem à Google. O modelo de negócio de serviços gratuitos vende publicidade como meio de sustentação. A forma encontrada para tornar o seu produto mais apelativo passa pelas redes sociais oferecerem os perfis segmentados dos seus utilizadores às marcas.

Riscos para a propriedade intelectual

Programas como Data Crawlers permitem a empresas concorrentes entrar nos ambientes de trabalho e roubar ideias para projetos inovadores. Operar através de softwares gratuitos deixa a empresa exposta a quebras de segurança, e vulnerável à atividade de hackers.

As preocupações com segurança de grandes companhias, como a Google ou o Facebook, prendem-se sobretudo com a segurança própria. Cada empresa deve assumir os riscos, ou proteger-se de forma consciente.

Telefones móveis como um foco de risco

Os telefones móveis são outra fonte de preocupação. As apps que os colaboradores utilizam no dia a dia podem constituir um risco ao partilharem informação da empresa.

Medidas de segurança.

As medidas de segurança preconizadas pelo novo Regulamentos Geral de Proteção de Dados podem ser uma valiosa ajuda na salvaguarda dos dados da empresa.

Recorrer à encriptação é outra forma de proteger documentação sensível para a segurança da empresa. Evitar usar um software livre é outro dos cuidados a ter. Um software Sage Faturação, além de todas as vantagens no aumento da eficácia, permite a proteção de dados na cloud com a Sage cloud backup.

Proteja a sua empresa de riscos de segurança: não espere que algo corra mal para tomar medidas.