O mito dos empreendedores jovens

Em 1 year ago

Geralmente, pensamos nos empreendedores como relativamente jovens. Nos prémios atribuídos pela revista TechCrunch às startups mais inovadoras, a média de idades rondava os 31 anos e, nos prémios da Inc. Magazine, a média situava-se nos 29. Será verdade que, após os 32 anos, ficamos mais pessimistas e menos empreendedores?

Analisando a média de idades de todos os fundadores de empresas, o valor realista parece apontar para os 42 anos, com variações de acordo com as áreas. Em indústrias como a petrolífera ou a biotecnologia, a média sobe para os 47 anos.

Idade e sucesso das startups.

Se procurarmos fatores indicadores de sucesso, como a taxa de contratações ou crescimento de vendas, chegamos a uma média de idades superior: 45 anos. Ou seja, quando procuramos empresas com indicadores inequívocos de sucesso, a média de idade dos fundadores sobe. Perante estes dados, podemos concluir que os empreendedores bem-sucedidos são de meia-idade e não jovens.

Entre os empreendedores que fundaram empresas, os mais velhos têm uma taxa de sucesso superior. A tendência é crescente até parar aos 50 anos. Se tiverem de escolher entre dois projetos para investir, optem por aquele em que o fundador é mais velho.

sage_Grafico_blogpost-v2

Experiência profissional e maturidade emocional.

Existem vários fatores que condicionam este resultado, mas, provavelmente, a experiência profissional é o mais relevante. Os empreendedores com pelo menos três anos de experiência prévia na mesma área têm 85% mais hipóteses de criar uma empresa bem-sucedida.

Os investidores preferem empreendedores jovens.

Alguns investidores parecem pensar que o elemento juventude é essencial para o sucesso – uma ideia incorreta. Outra forma de ver a questão é pelo prisma do investimento. Os empreendedores de meia-idade não necessitam de tanto investimento e, como tal, as condições de retorno são menos vantajosas. Ou seja, os empreendedores jovens e os seus projetos são investimentos mais vantajosos, ainda que o sucesso seja mais incerto.

O valor da experiência.

A Sage valoriza a experiência e aposta em criar software adaptado às diferentes empresas. Por isso, concebeu um software de Sage Faturação pensado para as startups. Sem necessidade de instalações complexas, online e com acesso a partir de qualquer dispositivo.
Este verão, aproveite o desconto de 30% e comece o seu novo negócio com um software criado por uma empresa experiente.