5 Indicadores de que a sua startup irá triunfar

Em 5 months ago

Ultrapassadas as primeiras fases de uma startup, é natural que os empreendedores se questionem sobre se os momentos mais difíceis ficaram para trás. Devem continuar atentos à competição e reforçar as estratégias que produziram bons resultados.

 No artigo de hoje, vamos analisar cinco sinais de que a vossa empresa se encontra no caminho certo.

Uma estratégia adaptável.

Não faltam histórias a enaltecer empresas de sucesso que transmitem ideias falsas aos empreendedores. A primeira ideia nem sempre é brilhante, e muitas vezes é necessário adaptar o projeto inicial e aprender com a experiência no mercado.

A Uber começou por ser mais um serviço de transporte de luxo, com a diferença que, desde o início, contava com uma app que permitia a chamada de um carro. Apenas num segundo momento o negócio evoluiu para aquilo que é hoje: a tecnologia no centro do serviço. Tenham uma atitude de humildade e sigam as sugestões do mercado.

Divulgação por entusiastas.

Não existe melhor sinal que o entusiasmo genuíno dos consumidores. O mercado pode não ter consciência daquilo que quer, ou necessita, mas sabe do que gosta. As redes sociais vieram aumentar o poder do chamado “passar a palavra”, tornando mais fácil a divulgação de novos serviços e produtos.

Parte importante do lançamento de um produto passa por colocá-lo o mais rapidamente possível no universo dos utilizadores.

Fluxo positivo de caixa.

Encontrar uma forma de equilibrar o orçamento entre o investimento e os custos, alcançando a produtividade nos primeiros tempos, não é tarefa fácil. É natural que exista um momento de carência, mas evitem fazer o erro de muitas startups que adiam pensar os projetos em termos de rentabilidade.

Uma equipa fantástica.

Se a equipa está sempre a mudar com saídas para outras empresas, é sinal de que algo não corre bem. Ao mesmo tempo, ter colaboradores que se mantêm nos lugares certos gera efeitos muito positivos para a empresa.

É fundamental cultivar uma boa comunicação entre a equipa, aproveitado o potencial de um software de Faturação Sage. Partilhem documentos entre a equipa, aumentando a eficácia da empresa. É igualmente importante manter reuniões com os colaboradores, compartilhando a informação de forma transparente. Partilhem sucessos e sejam honestos em relação a estratégias que podem correr menos bem.

À medida que a vossa empresa cresce e se desenvolve, também os desejos e ambições da equipa irão acompanhar esse movimento. Prestem tanta atenção à vossa equipa quanto prestam aos vossos clientes. Os colaboradores são parte fundamental do sucesso de um negócio.