Dicas para evitar o desgaste mental

Em 1 year ago

O desejo de dar resposta às constantes novas tarefas que surgem leva a que, por vezes, ao fim de algumas horas, o cansaço emocional e o stress associado conduzam a uma forma de esgotamento que é impeditiva de alcançarem bons resultados.

Como consequência, as tarefas mais exigentes acabam adiadas para o dia seguinte, numa espiral de protelação. No artigo de hoje, vamos ver algumas formas de conseguir aumentar a capacidade de concentração e a produtividade de forma geral.

Em termos genéricos, trata-se de realizar menos tarefas, limitando a lista de trabalhos a executar. Não existe nada mais paralisante que uma lista de projetos que não para de crescer.

O desgaste causado pelos Social Media.

As redes sociais podem ter um efeito semelhante a um buraco negro. As constantes atualizações e notificações automáticas criam distração e consomem tempo.

Pelo menos durante alguns períodos, desliguem-se completamente das redes e criem um espaço de serenidade para pensar e inovar. A mente humana é como qualquer músculo do nosso corpo e necessita de manutenção. De outro modo, acaba por atingir um estado de esgotamento.

Acompanhem atentamente o vosso bem-estar.

Cada vez estamos mais atentos à ligação entre corpo e mente e os dois afetam-se mutuamente. Se o corpo não está descansado e alimentado, é natural que sintam uma necessidade maior de concentração.

Existem várias aplicações que permitem acompanhar a saúde monitorizando o tempo investido em exercício físico e em sono, combinando esta informação com dados médicos.

Se se aperceberem que estão com dificuldades em executar uma tarefa simples, é tempo de realizarem uma pausa. Experimentem um curto passeio no exterior do escritório ou uma pausa para comer um pequeno lanche, após os quais irão recuperar a concentração.

Construir um tempo próprio para a reflexão.

Embora difícil, é essencial ter momentos de descanso para que consigam realizar as vossas tarefas o melhor possível. Por vezes, outra forma de carregar as baterias passa por uma mudança no ambiente. Vários estudos indicam que uma alteração de cenário estimula a criatividade.

Reservem tempo para descansar entre reuniões. Bastam alguns minutos para se reorganizarem e centrarem.

Simplificar o trabalho com a ajuda de software.

Um software de faturação é fundamental para conseguirem maximizar o tempo e guardar espaço e concentração para tarefas mais exigentes. Com Sage Faturação, automatizem tarefas e simplifiquem o vosso dia a dia.

Em conclusão.

Cabe a cada um cuidar de si próprio, otimizar o seu tempo, criar espaço para a criatividade. É importante colocarem em prática formas de salvaguardar a vossa energia mental. De entre todas as tarefas, a principal deve ser sempre o vosso bem-estar mental e físico.