Estabelecer e incorporar os valores da empresa no quotidiano

Em 4 months ago
shutterstock_310271873

Desenvolver desde cedo os valores fundamentais da empresa pode criar um efeito duradouro e positivo. Em empresas com poucos colaboradores, é relativamente fácil conseguir transmitir e consolidar estes valores.

Como primeiro passo, criem um momento de debate no qual a equipa é envolvida na elaboração de um documento que resuma os valores e objetivos da empresa. O segundo passo deve ser a integração destes valores no seio da cultura da organização.

Desenvolvam os valores da empresa em conjunto.

Um sistema de valores é algo que se desenvolve ao longo do tempo. O resultado de uma colaboração conjunta será mais expressivo se alcançado na base de um debate interno. A incorporação destes valores no quotidiano da empresa tornar-se-á mais simples. Evitem valores vazios de significado.

Contribuir de forma pensada.

Questionem os vossos colaboradores sobre os valores a que dão mais importância e sobre o que sentem ter contribuído mais para o seu sucesso individual. Perguntem como consideram que se devem pautar as ações no dia a dia entre colaboradores e com clientes. Enviem um conjunto de questões suscetíveis de levar a uma reflexão antes da reunião sobre o tema, dando assim tempo para uma reflexão aprofundada.

Criar listas e ordenar por importância.

Durante a reunião, criem uma lista com valores sugeridos por todos. Peçam aos colaboradores que individualmente selecionem dez e os ordenem por ordem de importância. Comparem as listas e atribuam pontos a cada valor, após o que uma nova ronda de discussão deve ser suficiente para encontrar uma lista curta que seja consensual.

Para algumas equipas este processo pode ser mais demorado, mas isso não significa que seja um dia de desperdício de tempo.

Integrar valores nos processos de trabalho.

É necessário identificar as mudanças necessárias nas práticas de trabalho. Outra possibilidade é a criação de um sistema de recompensas na implementação do conjunto de valores nos processos quotidianos, premiando os colaboradores que melhor conseguirem essa integração.

Uma startup pode beneficiar muito da elaboração deste conjunto de valores representativos da empresa. Outro elemento fundamental é contar com um software adaptado à sua realidade. Sage Faturação permite impulsionar os vossos negócios, assegurando uma faturação a partir de qualquer lugar, desde que ligados à internet.

Lembrem-se que um colaborador que conhece e compreende os valores da empresa está 50% mais envolvido no trabalho que realiza. Dedicar algum tempo a esta discussão e análise irá provar-se importante para o futuro dos vossos negócios.