O Papel do Medo na Autopreservação

Em 1 year ago

O medo tem um papel fundamental na evolução humana. A cautela evita que nos coloquemos em situações de perigo. O medo torna-se um problema quando paralisa e se deixa de distinguir quais as situações em que correr riscos vale a pena.

A questão do medo torna-se ainda mais importante quando falamos de empreendedores e, por isso, no artigo de hoje oferecemos algumas dicas sobre este tema.

Sentir algum medo pode ser útil.

Um empreendedor sabe sempre que o seu negócio pode falhar, existem milhares de dúvidas. Os principais medos são: segurança financeira, potencial da ideia e autoestima. Mas muitos destes medos acabam por forçar a tomada de decisões vitais para o futuro da empresa.

O papel da autoestima na avaliação da ideia original.

Avaliar se temos uma boa ideia parece simples, mas para pessoas com baixa autoestima esta avaliação pode ser complicada. É comum existir alguma confusão entre o valor da ideia e o valor que o empreendedor atribui a si próprio.

A alternativa é procurar confirmar a intuição na base da ideia original com a recolha de dados estatísticos. Se é o primeiro projeto e não têm experiência na área, é natural que a sensação de insegurança seja elevada.

Procurem ganhar segurança com a recolha de informação, mas a dada altura será necessário arriscar, o que implica coragem e convicção

Não neguem os vossos temores.

Por vezes, existe uma tendência para negar os medos, devido à pressão social e a uma cultura empresarial enamorada de uma imagem de arrogante segurança. Admitir o medo é visto como uma aceitação de perda de controlo.

A verdade é que é bastante negativo demonstrar falta de à-vontade com a incerteza ou capacidade de prever mudanças. A atitude de completa segurança é irreal, e facilmente pode trazer maus resultados.

Enfrentar os medos para os ultrapassar.

O psicólogo Noam Shpancer debruçou-se sobre o conceito de habituação. Algumas pessoas passam a vida a evitar aquilo que as perturba, sem nunca se exporem completamente aos seus medos. Este psicólogo defende que a prática permite ganhar controlo sobre o medo, encontrar soluções e gerir melhor.

Um software de confiança.

Não é fácil ser um empreendedor. Contar com um software online de confiança permite diminuir alguns dos receios. Sage Faturação permite faturar de qualquer lugar, resolvendo pedidos de clientes ou fornecedores. Ganhem tranquilidade e força para enfrentar os medos com Sage Faturação.