Saber descansar é importante para a produtividade

Em 1 month ago
shutterstock_682525333

Para todos os empreendedores que passam a semana imersos num ritmo de trabalho acelerado e com algum stress, nem sempre é fácil chegar ao fim de semana e conseguir realmente descansar.

A mente e o corpo continuam em alerta, apesar de ter chegado o momento de repousar e de estas pausas serem essenciais para manter uma elevada produtividade.

No artigo de hoje, vamos ver algumas sugestões que tornam mais simples esta transição entre momentos, de forma a que durante a semana de trabalho consigam um rendimento ótimo.

Aceitar a sensação de desconforto.

Pode parecer contraditório, mas o primeiro passo é aceitar a sensação de desconforto. Estudos indicam que as pessoas que reconhecem as suas emoções negativas, em vez de as tentarem eliminar de imediato, acabam por desenvolver uma capacidade de resiliência superior.

A maioria das pessoas não consegue relaxar de forma instantânea e é mais fácil mudar as emoções se as reconhecermos e aceitarmos.

Desligar das redes sociais.

Parte da tarefa de descomprimir é desligar de tudo o que está associado ao trabalho. Não consultar o e-mail ou as redes sociais parece um passo lógico no sentido de manter afastado tudo o que possa criar uma sensação de urgência.

Enquanto consultam as redes, estão a desperdiçar tempo necessário para recarregarem as vossas energias. É por isso importante serem vigilantes destes comportamentos de forma a controlarem o tempo que usam nestas atividades.

Manter o foco no presente.

É essencial reservar pelo menos 10 minutos para que se concentrem apenas na respiração, com o telemóvel e outras distrações desligadas. Este exercício tem efeitos relaxantes.

Seja através de Mindfulness, ao executarem tarefas simples como cozinhar e arrumar, ou praticando uma forma de meditação mais tradicional, importa que consigam concentrar-se em apenas uma coisa, mantendo o foco no momento presente.

Permissão para repousar.

O trabalho não tem fim e existe a tentação de continuarem a trabalhar durante o fim de semana para completarem tarefas ou adiantarem algum projeto. O resultado a longo prazo de não ter momentos de pausa são sintomas de burnout. Cansaço persistente, dificuldades cognitivas e instabilidade emocional são alguns dos sinais de esgotamento.

Aumentar a eficácia no trabalho.

Aproveitar bem o tempo e aumentar a produtividade da empresa com um software de faturação é uma das formas de não se sentirem tão pressionados para trabalhar em momentos de descanso.

Os softwares de Faturação Sage  permitem faturar a partir de qualquer lugar, desde que exista acesso à internet. Descubram todas as opções que a Sage tem para as vossas empresas e ampliem o tempo disponível com um aumento da eficácia.