As primeiras impressões são decisivas

Em 3 months ago
shutterstock_430804156

No mundo dos negócios é essencial causar uma boa impressão. O nosso cérebro julga a informação de forma sequencial, motivo pelo qual as primeiras impressões são tão marcantes. Temos apenas cerca de 7 segundos para transmitir confiança e competência num primeiro encontro.

A primeira impressão tende a confirmar-se. Com efeito, se surgir uma reação negativa, acabamos por devolver uma resposta igualmente negativa, o que apenas irá confirmar a opinião do nosso interlocutor. Neste artigo vamos analisar 5 elementos controláveis que podem contribuir para transmitirem uma boa impressão.

Uma aparência cuidada.

A forma como nos vestimos é relevante para a impressão que queremos causar. Importa que se sintam confortáveis porque isso irá reforçar a vossa autoconfiança. Entretanto, é igualmente importante que procurem ajustar-se ao ambiente da empresa. Existem também diferentes ocasiões que pedem um vestuário adequado.

Uma postura elegante.

A linguagem corporal também é marcante pois a postura física transmite informações relevantes. Tentem manter uma respiração tranquila, as costas direitas e os pés bem firmes. Movimentem-se como alguém que sente orgulho no seu papel e que assume uma atitude que revela controlo da situação.

Atenção às mãos.

Algumas pessoas não sabem o que fazer com as mãos, acabando por demonstrar nervosismo. Ser expressivo nos gestos não é visto como algo negativo. Importa recordar que os gestos não devem passar a altura dos ombros sob pena de passarem uma imagem de descontrolo.

Um bom aperto de mão deve ser firme e seco, com a duração de dois a três segundos e acompanhado de contacto visual e de um sorriso.

Contacto visual.

Estabelecer contacto visual é importante pois cria uma conexão reforçada com o vosso interlocutor. O olhar não deve ser, no entanto, demasiado prolongado por haver o perigo de assustar ou intimidar.

O ideal será fixar o olhar durante cerca de 60% do tempo de interação. Tentar fixar o espaço entre as sobrancelhas poderá ser uma boa técnica para evitar que o olhar pareça constrangedor.

Em conclusão:

Todos estes elementos combinam bem com um sorriso amistoso. Uma forma universal de colocar o outro à vontade e de o fazer sentir-se bem-recebido.

Depois da primeira impressão assegurada, continuem a investir numa comunicação fluída com os vossos clientes. Estejam disponíveis para responder às suas questões, para enviar orçamentos e outros documentos de venda no momento e por e-mail. Apostem num software Sage Faturação online que trará dinamismo às vossas empresas.