É possível controlar o futuro?

Em 3 weeks ago
shutterstock_357518681

Embora seja inevitável sentir apreensão em relação ao futuro, é importante perceber que permanecer demasiado tempo neste estado tem um efeito profundamente desestabilizador.

Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2017, com base em entrevistas a cerca de 2000 pessoas, concluiu que a média dos entrevistados perdia o equivalente a dois meses (63 dias inteiros) em pensamentos angustiados relativos a problemas futuros.

Antecipar o futuro.

O ser humano tem uma capacidade única de planear o futuro. Esta aptidão foi extremamente importante para a evolução humana, permitindo antecipar problemas e criar soluções.

Até certo ponto, antecipar o futuro é algo de bom, mas o que é que acontece se dedicarmos demasiado tempo a pensar em problemas que, na maioria das vezes, não chegam a acontecer? Um estudo da Universidade de Cincinnati demonstrou que 85% das coisas que nos preocupam não chegam a acontecer e que as restantes 15% não são tão difíceis de ultrapassar como imaginamos.

Técnicas para controlar o excesso de preocupação.

Não é possível abandonar a preocupação por completo, mas é possível diminuir o tempo que dedicamos a pensar demasiado sobre o futuro. É necessário diferenciar o significado de preocupação do significado de ansiedade.

Se as preocupações são sempre acompanhadas de um estado de ansiedade, então é importante que procurem ajuda de um terapeuta profissional. Se não existe um estado de ansiedade associado, então podem tentar aplicar algumas das seguintes sugestões.

Manter um foco positivo perante os problemas, reconhecendo que, mesmo que alguns cenários negativos aconteçam, é possível solucioná-los. Procurem estabelecer vários passos para solucionar o problema hipotético, recuperando tranquilidade perante a existência de soluções alternativas.

É necessário acreditar que temos a capacidade de resolver, em vez de tentar controlar antecipadamente o que irá acontecer no futuro.

Destinar tempo para as preocupações.

Pode parecer contraditório para pessoas que passam o tempo preocupadas, mas destinar um tempo para estes pensamentos permite controlá-los. Uma reflexão breve sobre os problemas que o apoquentam pode ser útil, destinando 20 minutos diários a refletir sobre todos os receios.

Esta reflexão com um limite temporal ajudará a distinguir a natureza das suas preocupações – separando as improváveis das plausíveis, sobre as quais podemos agir.

Usar o tempo de forma produtiva.

 Se estão a trabalhar constantemente para um aumento da produtividade, recordem-se como é improdutivo gastar tempo com problemas futuros intangíveis. Mantenham o foco no presente e em problemas concretos e próximos.

Menos uma preocupação com o software Sage.

Existem soluções de faturação que permitem facilitar o trabalho que realizamos no dia a dia eliminando problemas e preocupações. A Sage tem várias soluções de faturação que permitem uma economia de tempo e um aumento da eficácia em geral.

Preocuparmo-nos com o futuro é algo natural e não pode ser completamente eliminado, mas algumas escolhas inteligentes podem ajudar-nos a diminuir a ansiedade em relação ao futuro.