Como estabelecer um guia estratégico para empreendedores

Em 1 year ago

Para muitos empreendedores, em especial os que estão envolvidos na área tecnológica, primeiro surge a ideia de produto ou serviço e apenas depois a estratégia. Num primeiro momento, um grande produto,  só depois pensam em como o produzir em escala, e qual o modelo de negócio que melhor se lhe adapta. 

Existem vários modelos a considerar, que podem ser muito úteis do ponto de vista estratégico, mas representam sempre apenas uma parte das possibilidades.

Desafios ao criar uma estratégia. 

O grande desafio da estratégia é construir um modelo que congregue todos os pontos fortes e que capture o valor do serviço ou produto. A estratégia é tão complexa, dinâmica e exigente, que não é possível depender de informação incompleta. Existem algumas perguntas que devem colocar a vós próprios, antes de considerarem qual a melhor estratégia para o vosso negócio.

Qual o valor do vosso produto/serviço e a quem se dirige? 

Os clientes compram produtos e serviços baseados no valor que observam neles. O primeiro passo na criação de uma estratégia deve ser analisar como estarão a criar valor e para quem. Significa definir quem são os vossos clientes, qual a sua idade, local geográfico onde residem ou trabalham e os seus interesses.

O segundo passo deve ser conseguir distinguir com clareza qual o problema que o vosso produto vem solucionar. Ou seja, que dimensão ou aspecto do vosso produto é mais valorizada pelos vossos clientes: rapidez, custo ou personalização? Que características vos distinguem da vossa concorrência?

A melhor combinação articula um produto ao qual é atribuído valor, com a raridade,  devendo ser difícil de copiar.

Como pensam criar este valor?

Devem definir o modelo de operações selecionando um conjunto de práticas sobre como gerir o negócio. Encontrar a combinação que permite oferecer uma solução melhor que a dos vossos competidores. Pensem nas práticas que distinguem a vossa empresa, quais as vantagens competitivas que devem desenvolver e divulgar

Vantagem competitiva.

Existem dois tipos de diferença competitiva: um relacionado com as vantagens relacionadas com os recursos e outro referente às vantagens de posicionamento.Vantagens relacionados com os recursos referem-se a bens únicos, difíceis de reproduzir, específicos da vossa organização. As vantagens do posicionamento estão associadas ao lugar que ocupam na Indústria, com a vossa escala e network.

Analisem quais os elementos mais difíceis para a vossa concorrência reproduzir e evitem considerar a atuação dos vossos competidores como estática. Os outros empreendedores também estão em constante mudança, adaptando as suas estratégias e mudando a própria raiz da indústria em que se inserem.

Um software de faturação para projetos inovadores.

Com Sage Faturação acompanhem a evolução dos vossos negócios e estejam atentos a todos os gastos com relatórios de gestão. São várias as soluções adequadas às necessidades de pequenas empresas e startups.

Automatizem tarefas e poupe tempo para desenvolver a estratégia adequada ao vosso negócio. Lembrem-se que não basta uma boa ideia, é preciso ter a estratégia adequada.