4 Mantras – Ganhar foco no seu negócio e na sua vida

Em 1 year ago

Ser empreendedor e começar um projeto próprio implica um grande esforço pessoal, espirito de sacrifício e ter de gerir elevados níveis de stress. Começar a aventura de um negócio próprio, é sonhar e ambicionar deixar uma marca no mundo em que vivemos.

Nem sempre é fácil viver o quotidiano na pele de um empreendedor, em que qualquer ameaça ao vosso negócio parece uma ameaça à própria segurança. A maioria dos empreendedores depende financeiramente do seu projeto, e não é invulgar acontecerem casos de esgotamento, após meses de exaustão física e mental.

Neste artigo vamos apresentar alguns mantras que servirão de inspiração e terapêutica aos empreendedores.

O que é um mantra?

A palavra mantra significa “instrumento para conduzir a mente” e tem origem em poemas religiosos, normalmente em sânscrito, originários do budismo e jainismo. Rapidamente foram utilizados em práticas espirituais sem vinculo a religiões, e há muito que diferentes terapias apresentam esta técnica como uma forma de alcançar o bem-estar psíquico.

Sentir-se bem ao longo da viagem do empreendedorismo.

É natural existir de tempo a tempo, alguma angústia, mas existem opções para impedir que estas sensações se tornem constantes. A repetição de um mantra é uma ferramenta que permite permanecer focado e evitar uma espiral depressiva. Além de repetir a frase, podem escrever a mensagem num post it visível. Podem escrever os vossos próprios mantras inspiracionais ou seguir as nossas sugestões.

Primeiro mantra – O meu projeto vai crescer e ultrapassar os meus sonhos mais otimistas.

São muitos os empreendedores que procuram alcançar um maior controlo sobre as suas vidas, e exatamente por este motivo sentem uma maior insegurança perante um cenário de incerteza. Repetir este mantra é afirmar as possibilidades infinitas, com uma atitude de positividade que permite criar uma realidade diferente.

Segundo mantra – Vou aproveitar cada momento do meu percurso e celebrar cada conquista.

Ser empreendedor é como fazer uma maratona, é um percurso de resistência. Aproveitem cada momento e celebrem todas as pequenas conquistas ao longo do vosso projeto.

Terceiro mantra – Vou respeitar a minha necessidade de descanso.

É fácil ir acrescentando pontos novos a uma lista de tarefas, e tornar os dias de trabalho em dias cada vez mais longos, que acabam por se aglomerar sem dias de descanso. Ser o próprio chefe permite também a liberdade de escolher quando deve ter os seus momentos de lazer e de descanso. Estes momentos são merecidos e precisos, contribuindo para um aumento da criatividade e da eficácia.

Quarto mantra – O meu negócio merece as soluções tecnológicas mais inovadoras.

A Sage está empenhada em ajudar os empreendedores, e criou Sage One a pensar nos pequenos negócios que dão os primeiros passos. Completamente online, acessível a partir de qualquer dispositivo para uma maior mobilidade.  Permite acompanhar os gastos e fazer os ajustes necessários para que a empresa se torne rentável o mais cedo possível.

Invistam em soluções tecnológicas inovadoras, que ofereçam vantagens em mobilidade e capacidade organizativa aos vossos projetos. Os vossos negócios merecem Sage One.