Aprender com os erros

Em 3 months ago
allef-vinicius-198759

Fomos educados para evitar falhas, queremos a todo o custo exercer as nossas funções de forma bem-sucedida e sem erros. O trabalho em Startups pode ser bastante educativo a este nível, onde arriscar em áreas novas é como trabalhar sem rede.

Um desafio à desconstrução de tudo o que aprendemos sobre falhar e ter sucesso.

Quando falhamos, aprendemos mais.

Por vezes não existe outra forma de experimentar uma ideia, que tentando concretizá-la. Só durante a sua aplicação é possível perceber o seu desvio e fazer os ajustes necessários. A partir desta experiência inicial, torna-se progressivamente mais fácil acertar com base nos dados recolhidos.

Inovar sempre.

Nem todas as ideias triunfam, o que significa que é importante continuar a ter ideias novas e a experimentar. Para que tal aconteça é necessário não criar demasiado apego aos projetos, mantendo uma visão distanciada, percebendo quando é o momento para suspender o projeto.

Optar por um software inovador como Sage One, pensado para pequenas empresas que dão os primeiros passos, é um contributo importante para o sucesso do negócio. Sage One é um software de faturação completamente online, que permite trabalhar com toda a mobilidade.

Honestidade para com clientes e parceiros.

Por vezes é necessário dizer algo que não vai de encontro aos desejos do nosso interlocutor. É preferível manter uma postura de honestidade com clientes e parceiros, mesmo que num primeiro momento nos pareça penalizador.

Podemos dar o exemplo de um prazo para conclusão de um projeto demasiado apertado, para o qual não conseguimos dar garantia de entrega com a qualidade habitual. A maioria dos clientes aprecia a sinceridade, e desta forma evitam comprometer a vossa ética profissional.

Poupar tempo e energia.

Escolher os projetos que merecem o vosso tempo e energia, escutando e envolvendo as vossas equipas. Nem todas as ideias estão destinadas a serem bem-sucedidas, devemos escolher as que nos parecem ter mais potencial e tentar diminuir as perdas em relação aos projetos que decidam descontinuar.

É importante não deixar que a vossa autoestima seja afetada por projetos menos bem-sucedidos, todos os empreendedores têm projetos que fracassaram. Empreender é como uma longa estrada com muitas paragens e em cada uma reunimos novas ferramentas alcançando uma aprendizagem única.

 

 

 

 

.