Começar um negócio: cuidado com os conselhos

Em 1 year ago

 

Decidir dar aquele passo corajoso e criar um novo negócio, comporta sempre uma enorme transformação na vida do empreendedor, e suscita a intervenção bem intencionada de elementos da família e amigos.

É importante conseguir perceber se estes conselhos são realmente benéficos, e no artigo de hoje, vamos conhecer alguns dos piores conselhos partilhados com empreendedores e como refutá-los.

Passar desapercebido.

Ao chegar a um espaço novo é apenas natural que não desejemos chamar à atenção, e por vezes somos aconselhados a tentar ter uma aparência discreta, de forma a não suscitar críticas no local de trabalho.

Somos a nossa própria marca e como tal devemos ser autênticos, respeitando o nosso gosto pessoal. Quanto mais confortáveis estivermos, mais confiantes serão as nossas ações.

Não questionar as tarefas.

Também é comum a ideia de que se deve trabalhar muito, sempre sem questionar profundamente as tarefas e se a sua utilidade é real. É possível ter dúvidas construtivas, trazer melhoramentos ao trabalho com sugestões positivas. A empresa é beneficiada por contributos para uma maior eficiência.

Escutar os utilizadores.

Este conselho faz sentido desde que existam os canais necessários para receber um feedback equilibrado. Se apenas ouvirmos alguns utilizadores, acabamos por ter uma informação distorcida.

Ignorar os medos.

O ser humano deve ao medo a sobrevivência da sua espécie, o estado de alerta que permite detetar perigos, fugir ou encontrar defesa. Existem medos irracionais e devemos fazer uma separação entre medos irracionais e reais.

Em relação aos medos reais devemos em vez de ignorar, tentar encontrar soluções para eles, encarando-os como desafios que têm de ser superados.

A empresa tem de crescer todos os anos.

 Algumas empresas sentem que têm de crescer todos os anos, no entanto um ano sem crescimento, não é preocupante. Em anos de menor crescimento, as empresas podem apostar na consolidação, revendo processos e melhorando a comunicação.

No momento de criar a sua empresa e dar aquele passo em diante, contem com um software que vos permita a liberdade de se auto definirem.

Sage One é um software de faturação online, que permite trabalhar através de qualquer dispositivo e de a partir de qualquer lugar. Acompanhe a evolução da empresa usando os relatórios de gestão e siga os seus instintos, e sempre que necessário ajuste as suas decisões em tempo recorde.