Alguns passos a ter em conta antes de começar um negócio

Em 5 months ago
shutterstock_424656277

Começar um negócio próprio não é fácil mas é bastante comum avaliar a existência de recursos financeiros, ou se o momento é propicio ao lançamento do negócio sem que se avalie o principal recurso.

Nem todas as pessoas têm a personalidade adequada se lançarem num negócio próprio e é importante considerar se possuem as características necessárias.

Auto conhecimento.

Pessoas extremamente motivadas e com grande capacidade de adaptação, têm mais possibilidades de conseguir resolver as dificuldades que possam ocorrer. É essencial ter um espirito resiliente e confiante.

Desenvolver uma ideia.

Não há pior forma de começar um negócio que seguir uma moda e repetir o que outros já fizeram. Procurem desenvolver uma ideia pela a qual sintam verdadeiro entusiasmo, relacionado com algo que tenham experienciado e que traga uma melhoria na vida de outras pessoas.

É normal que esta ideia tenha de ser transformada de forma a se adaptar a uma versão comercializável,  depois de abrir o negócio, a própria experiência e feedback dos clientes irão suscitar novas modificações.

Analisar o mercado.

Mesmo que tenham detetado algum interesse no vosso projeto, é importante realizar um levantamento exaustivo do mercado, conseguindo identificar os clientes que estariam interessados no vosso produtos ou serviços.

Ouvir os investidores.

Os investidores têm uma palavra a dizer sobre o vosso negócio, e por vezes pode ser difícil conter a vontade que t~em de interferir. No entanto devem reconhecer que os seus conselhos podem ser úteis e que nada vos obriga depois de considerarem as suas opiniões, concordarem e agirem de acordo.

Contar com o apoio da familia.

Lançar um negócio próprio consome muitas horas e recursos, é essencial garantir que têm o seu apoio e que estão preparados para os sacrifícios necessários. É um processo desafiante em termos financeiros e emocional.

Além disso pedir conselho de amigos e da familia é sempre relevante. Por vezes estamos tão empenhados num projeto que deixamos de ter um olhar crítico.

A importancia da localização.

A localização é extremamente importante, pode ser parte do sucesso ou constituir a ruína de um projeto. Tenham em conta questões como movimento, espaço para uma futura expansão, competição na área em redor e proximidade de fornecedores. A acessibilidade do espaço aos clientes também é importante.

Entre todos os passos necessários, é fundamental contar com um software de faturação que não implique custo elevados para um projeto que começa a iniciar o seu percurso.

Uma escolha de software. 

Sage One permite que acompanhem os gastos da sua empresa permitindo fazer os ajustes necessários para que o negócio se torne viável. Libertem-se das tarefas administrativas e repetitivas e foque-se no que realmente importa – o vosso negócio.