Começar um negócio online: alguns passos fundamentais a considerar

Em 1 year ago

Começar um pequeno negócio online tem alguns desafios próprios mas existem alguns passos que irão diminuir consideravelmente as dificuldades.

Satisfazer uma necessidade.

Um dos erros mais comuns consiste em procurar primeiro um produto, e só depois o mercado a que se destina. Para aumentar as hipóteses de sucesso do projeto é importante pensar primeiro no mercado, visitando fóruns online, analisando as perguntas e problemas que as pessoa colocam. O produto deve corresponder a uma necessidade sentida.

Visitando fóruns ou procurando as palavras chave que os utilizadores das redes estão a pesquisar, consegue-se ter uma ideia daquilo que procuram. Visitar as páginas de competidores também pode ser uma boa ideia, se o objetivo é criar um produto  para um mercado que já existe mas ultrapassando com melhoramentos os produtos da concorrência.

Uma apresentação que venda.

Um copy apelativo que descreva claramente qual o problema que o produto vem resolver, destacando o valor da empresa pela inovação na resolução do problema e os beneficias que trouxe à vida dos utilizadores. É útil juntar testemunhos de clientes que usaram o produto, que contem a sua experiência de forma pessoal.

O design do site.

Um site eficaz não tem de ser complicado, lembrem-se que têm menos de 5 segundos para conseguir a atenção de um potencial consumidor, por isso procurem ter um site com uma navegação clara e simples em todas as páginas.

Apenas uma ou duas fontes, e apenas usem gráficos, áudio ou vídeo que coloquem em destaque a vossa mensagem chave. Também devem  ter uma forma de recolher os e-mails dos utilizadores. O website do projeto é a face visível e como tal deve ser o mais convidativo possível.

Conduzir trafego através dos motores de busca. 

Publicidade de pay-per-click, é a melhor forma de conduzir trafego para um novo site, com a possibilidade de testarem diferentes palavras chave, assim como headlines. Este conhecimento deve ser aplicado e integrado no site, tanto em copy como a nível de código, o que terá um efeito nos resultados de pesquisa orgânica.

Estabelecer uma reputação para a empresa. 

Ter informações disponíveis em outros sites, de forma a que seja simples encontrar informação sobre a empresa. Podem ser artigos ou vídeos mas é essencial que conste sempre um link para dirigir os utilizadores para a página.

Um software de faturação.

Um software de faturação eficaz, sempre disponível a faturar em qualquer local, é o ideal para empresas que procuram inovação, com uma economia de tempo.

E-mail marketing.

Criar a opção dos utilizadores subscreverem uma lista e-mail, é uma forma de marketing eficaz e económico. Estabelece-se uma relação e as respostas são mensuráveis. Outra possibilidades passa por aumentar o lucro com o chamado upselling. Oferecer produtos que complementam a compra inicial ou vão de encontro ao mesmo gosto, ou devolvendo parte do valor gasto em desconto numa próxima conta.

Encontrar formas de recompensar a atitude de lealdade para com a marca, estabelecendo uma relação cada vez mais forte com os usuários . Apesar da internet continuar a mudar a um ritmo muito rápido, estes são alguns  passos básicos que continuam válidos e que facilmente esquecemos.

  •