Conselhos para mulheres empreendedoras: múltiplos desafios a conquistar

Em 4 months ago
4fmanha

Ser uma mulher empreendedora oferece múltiplos desafios, e embora a sociedade tenha mudado bastante nos últimos 20 anos, ainda são poucas as empresas que contam com mulheres nos seus quadros superiores. As remunerações continuam mais baixas e os casos de assédio sexual também continuam a existir. Estas situações levam a que muitas empreendedoras tenham vontade de desistir em momentos particularmente difíceis.

Olhar em frente e não para trás.

Parte de ser um verdadeiro empreendedor passa por ser inovador, logo é importante assumir como desígnio a transformação do mundo. Persistir apesar das dificuldades, seguir a paixão mesmo que a área de trabalho seja um campo predominantemente masculino. Procurar a melhor preparação possível, antever tendências e pensar de forma audaz.

Liderar pelo exemplo.

Ao criarem equipas, procurem criar equipas que reflitam a realidade ou seja paritária. É um exemplo excelente e a nível de trabalho o ambiente é mais saudável e produtivo. Desenvolver um negócio é um desafio suficiente, ter equipas equilibradas evita conflitos desnecessários e liderar com uma atitude inclusiva e de igualdade são fatores de sucesso para qualquer negócio.

Ser mãe e empreendedora.

Ser mãe, caso tenham tomado essa opção não diminui nenhuma mulher. Uma mulher que alem da carreira também lida com os desafios da maternidade, desenvolve uma maior capacidade de organização e compreensão a nível de marketing das atitudes das famílias em relação ao consumo.

Reconhecer o próprio valor.

Ainda parece existir um certo prurido em discutir valores, mas trabalhar e em parte reconhecimento de que estamos a fazer um bom trabalho, passa pela retribuição financeira.

Para alem da recompensa financeira, importa saber o que é importante para nós.  Um horário mais flexível, trabalhar a partir de casa um dia por semana são algumas das ideias que podem ser propostas. A poupança de tempo na deslocação e mesmo a mudança de ambiente, podem atuar como impulso da criatividade.

Demonstrem apoio a outras mulheres.

Ajudar a criar um mundo mais equilibrado quando se atingiu o sucesso, passa por ajudar mulheres jovens realizando junto delas um trabalho de mentora. Numa fase inicial da carreira é importante alguém que aconselhe, e são estes pequenos passos que vão construir a diferença no futuro, para um mundo do trabalho mais inclusivo.

Ser mulher e empreendedora passa por uma atitude de dupla coragem e ao lado da inovação e da transformação está o software Sage One, pensado para startups, para que seja mais fácil alcançar os vossos sonhos de sucesso.