Como levar o seu projeto a ser um sucesso: alguns passos essenciais

Em 2 years ago

Muito se tem falado nos últimos anos de empreendedorismo e neste artigo vamos passar em revista algumas sugestões. Um dos erros mais comuns é pensar que basta uma boa ideia para um projeto ser bem sucedido, este é apenas um primeiro passo numa longa caminhada.

Plano de negócio.

Um plano de negócio deve ser adaptado ao projeto e de nenhuma forma devem sentir-se constrangidos a seguir um modelo estanque, que pode não se adaptar à realidade em causa.

Fonte de rendimento extra.

Enquanto o projeto não obtêm um sucesso claro, é mais seguro manter uma ocupação que traga algum rendimento estável. Desenvolvam o vosso negócio em paralelo, isso vai diminuir o tempo que têm para investir no negócio, mas retira alguma urgência da necessidade de tornar o negócio lucrativo.

Recursos financeiros.

É comum o investimento necessário ser superior ao planeado e mesmo que se tenha recorrido a financiamento privado, é bom ter algum recurso financeiro a que recorrer. Desta forma evitam uma situação de endividamento excessivo.

Empréstimos com juros elevados.

A necessidade de financiamento não deve levar-vos a contrair empréstimos com más condições, que irão pesar sobre o desenvolvimento do projeto por um longo período.

Por vezes os juros poderão ser tão elevados que consomem todo o lucro produzido ao longo de vários anos. Recorrer a poupanças, rendimentos do trabalho ou investidores com juros mais razoáveis, que acreditem no vosso projeto.

Por vezes até é possível recorrer a programas de financiamento estatal que podem ser uma ajuda preciosa.

Software de faturação.

Um software simplifica a vida de um empreendedor de várias formas e não deve ser algo encarado como secundário. Automatizações de tarefas trazem um ganho de tempo importante.

O acesso a relatórios que traduzem a evolução do negócio através de um acompanhamento do fluxo de caixa e muito importante, a possibilidade de fazer trabalho remoto.

Conhecimento da área.

Tentar mudar de área pode trazer consequências imprevisíveis. Além de se ter um conhecimento insuficiente, nem sempre é fácil convencer investidores e clientes do vosso projeto, quando se vem de outra área.

Ter em conta todos estes elementos irá aumentar exponencialmente as possibilidades de sucesso do vosso empreendimento e devem ter conta que nem sempre o primeiro negócio vinga. É imprescindível para qualquer empreendedor de sucesso, conseguir retirar lições das suas experiências menos felizes.