Marketing para pequenos negócios

Em 1 year ago

 

Falamos de marketing para pequenos negócios neste artigo. Qual o primeiro passo? Reconhecer a importância que a divulgação e comunicação do vosso negócio tem. Ter uma estratégia de marketing implementada tem impacto na visibilidade dos vossos produtos e serviços, na otimização dos resultados e na redução dos custos operacionais: tudo consequências que se transformam em vantagens competitivas para o mercado em que atuam.

Desenvolver uma estratégia

Uma questão que muitos donos de negócios colocam é se a falta de recursos para investir significativamente numa estratégia de marketing é impeditiva de divulgar o negócio. A resposta é não: se não têm capacidade para investir num spot de televisão em horário nobre, há que encontrar outros meios que cheguem a muitas pessoas a um custo mais baixo. Atualmente, são as redes sociais a opção mais válida: conseguem ter presença digital, seja com muito ou pouco investimento.

E agora: marketing estratégico ou operacional?

O marketing estratégico tem uma componente de planeamento muito forte, em que se começa por testar o produto no mercado e analisar a reação e comportamento do público. Só posteriormente – e depois de conhecerem bem o público alvo -, se investe em campanhas de marketing nos meios onde o público está presente, de maneira a rentabilizar o investimento.

No marketing operacional, os conceitos discutidos no marketing estratégico são colocados em prática: aqui, utilizam-se os canais digitais para divulgar o negócio e difundir conteúdos atrativo, de forma a angariar visibilidade para o produto e a tornar os clientes em embaixadores da marca.

As vantagens do marketing digital

Ter uma estratégia de comunicação baseada no marketing digital pode representar um investimento baixo:

  • As pessoas estão online nas redes durante todo o dia, pelo que não precisam de investir recursos a procurá-las.
  • Todos os conteúdos que publicarem ficam para sempre registados na plataforma digital sem custos acrescidos.
  • As plataformas digitais privilegiam cada vez mais o alcance das publicações, muito pela possibilidade de partilhar.
  • Podem acompanhar todas as campanhas e as métricas mais importantes para o vosso negócio em tempo real.

Ainda têm dúvidas sobre como o marketing digital pode ter uma influência positiva sobre os pequenos negócios?

Concentrem-se na divulgação do vosso negócio e no seu crescimento e contem com o software Sage One para tratar da faturação: conheçam aqui a nossa solução para a gestão eficaz do negócio!