Empreendedorismo e a importância do tempo livre

Em 2 years ago

 

O mais comum para quem gere um negócio próprio é ser o primeiro a entrar no escritório e o último a sair. E vale a pena perder os tempos de lazer em prol do negócio?

Se conseguirem ter uma agenda organizada, é possível terem tempo para mais atividades que não sejam laborais. Ao terem uma vida mais equilibrada, vão ser também mais produtivos no dia a dia do escritório.

Como ter tempo livre?

A principal dica é dedicarem-se a 100% ao vosso negócio no horário de trabalho. Vendas, publicidade, recursos humanos, clientes e automatização de processos: são as áreas básicas de qualquer negócio, que devem estar sempre sob o vosso controlo. Cada negócio acaba por refletir a personalidade de quem o gere: para conseguir ver de outra perspetiva, é preciso que usufruam do tempo livre e regressem com uma visão renovada. Ter a cabeça limpa e descansada ajuda a ter novas ideias e a deixar fluir a criatividade. Não desvalorizem o tempo que devem dedicar à análise do vosso negócio: o empreendedor é quem toma decisões importantes que vão afetar o futuro da empresa e também dos colaboradores.

Pode parecer uma contradição incluir o tempo livre como parte importante para que sejam tão produtivos quanto possível, mas é essencial. Trabalhar demais não é benéfico para a vossa saúde e para o vosso negócio: é fundamental fazer pausas. Assegurem que fazem uma pausa para almoço em condições: afastem-se do escritório e apanhem ar fresco. Uma boa gestão do tempo de trabalho quer dizer fazer trabalho de boa qualidade, e não trabalho em quantidade.

Aprendam a automatizar processos, ao recorrerem a um software de faturação que se ocupe de toda a gestão do negócio, e juntem uma boa equipa de colaboradores, a quem possam delegar algumas responsabilidades.