Millennials: os hábitos e o estilo de vida

Em 3 years ago

Os jovens da geração ‘Millennials’ representam a nova força de trabalho global e têm grandes aspirações. Marcam por não seguirem os mesmos padrões de consumo da geração dos seus pais. Os hábitos de consumo estão a mudar e os interesses também e os ‘Millennials’ procuram algo de muito distinto enquanto consumidores. Não se trata apenas de terem expetativas diferentes sobre o que as marcas oferecem: os seus hábitos e estilo de vida são diferentes também.

Todas estas mudanças de estilo de vida e, por consequência, dos hábitos de consumo pressupõem mudanças também para as empresas. Chegar aos ‘Millennials’ implica utilizar novas ferramentas de comunicação e um reajuste das estratégias delineadas.

Quais são, então, os novos hábitos de consumo?

  • Geração multitasking. A capacidade particular de se dedicarem a várias atividades ao mesmo tempo. Estudar, ouvir música, utilizar o smartphone, folhear jornais, ao mesmo tempo que a televisão está ligada.
  • Utilizam o digital para tudo. Gerir as movimentações bancárias, fazer pagamentos, pesquisar, conversar, fotografar, filmar. No smartphone está a fonte de ligação entre os ‘Millennials’ e o resto do mundo, razão pela qual cada vez mais as empresas, marcas e produtos disponibilizam os seus canais de comunicação de forma responsive e otimizada para mobile.
  • Honestidade acima de tudo. Sempre em busca de informação, inovação e em constante atualização, assim são os ‘Millennials’. Influenciadores de decisões. Oferecer uma boa experiência no momento da compra é o passo a dar para conquistá-los.

Quem pode conquistar os ‘Millennials’?

Como consumidores cada mais digitais e conectados, os ‘Millennials’ desenham o futuro do mercado, do consumo e da procura e criam uma perspetiva cada mais desafiante para as empresas, no que diz respeito ao redesenho das lojas e ao que proporcionam aos clientes em termos de experiência, serviço, relação e interação. As empresas que emergirem neste cenário terão a capacidade para responder às necessidades desta geração: o resultado será consumidores mais satisfeitos, conectados em várias plataformas e em constante atualização, avaliando os produtos e serviços em tempo real e, permanentemente, comparando opiniões e informações que possam assegurar uma satisfação cada vez maior.

Podem consultar aqui o estudo desenvolvido pela Sage, que analisa as motivações e características dos empreendedores da geração ‘Millennials’,  Walk with me.