Criar uma nota de crédito

Em 3 years ago

Se começaram há pouco tempo a emitir faturas, talvez ainda não estejam familiarizados quando é necessário retificá-las. Sabem o que fazer, se tiverem necessidade de alterar informações numa fatura já emitida?

Primeiro que tudo, devem saber que em caso nenhum podem alterar os dados de uma fatura depois desta ser emitida. Podem, sim, anulá-la, caso ainda não a tenham enviado ao cliente. Devem, se for este o caso, emitir uma nova fatura e manter em arquivo aquela que anularam.

Se já tiverem enviado a fatura ao cliente, o que podem fazer é emitir um documento complementar que retifique as informação que seguiram erradas na primeira fatura. Sendo assim, podem:

 

  • Emitir uma nota de crédito, caso o problema tenha sido faturação por excesso (quantidades e/ou preços). Esta nota de crédito poderá ser abatida à fatura. Outra das possibilidades é emitir uma nota de crédito pelo valor total da fatura e, posteriormente, emitir uma nova fatura com os valores certos.
  • Emitir uma nota de débito, se faturaram preços inferiores ao que era suposto. Mas nunca devem utilizar uma nota de débito para debitar ao cliente produtos, serviços ou outras taxas. Nestes casos, devem emitir uma fatura adicionar.

Com Sage One a emissão  de orçamentos, faturas notas de débito ou de crédito é fácil e intuitiva, com a garantia de que os campos obrigatórios ficam preenchidos.