4 dicas para manter uma equipa motivada

Em 3 years ago

Engana-se quem pensa que manter uma gestão autoritária é a única maneira de conseguir manter uma equipa produtiva. Muito pelo contrário. Envolver e motivar os colaboradores para alinhá-los com os objetivos e aspirações da empresa é uma receita certa para o sucesso. O motivo é muito simples: uma equipa motivada empenha-se mais em desenvolver as suas tarefas, além de se manter leal à empresa, o que reduz a rotatividade — e os gastos decorrentes — e aumenta a produção.

Para que isso seja possível é preciso criar um ambiente de cooperação, que tem um potencial de motivação muito maior do que uma gestão “mão de ferro”, pautada exclusivamente por metas e resultados. E isso começa com uma revisão da própria gestão do negócio. Por isso deixamos uma lista com 4 dicas de gestão de pessoas que podem ser eficientes para manter a vossa equipa motivada.

Feedback

O feedback é uma oportunidade para fortalecer dois pontos de qualquer gestão: o relacionamento e a aprendizagem. Em primeiro lugar, este é um momento em que o gestor dialoga diretamente com os colaboradores e, com isso, pode trocar informações e receber sugestões. Isso certamente vai ajudar-vos a melhorar a comunicação e o entrosamento entre o gestor e o colaborador, tornando o ambiente mais cooperativo e a equipa mais motivada.

Por outro lado, o feedback também apresenta uma segunda face, relacionada com a aprendizagem. É uma oportunidade única para estimular os funcionários que estão no caminho certo e, principalmente, orientar aqueles que ainda não se adaptaram, transmitindo dicas, estratégias e conhecimento.

É importante lembrar que feedback não é sinónimo de crítica, mas sim  uma forma de motivação, já que os colaboradores estão interessados no conhecimento!

Flexibilidade

Outro ponto que contribui muito para a motivação é a flexibilidade da gestão, e também podemos analisar esse ponto por duas vias. O primeiro deles é que o gestor deve ter a mente aberta para receber sugestões. Muitas vezes, por lidarem diretamente com os processos de produção, os colaboradores conseguem ter uma visão diferente das suas próprias tarefas e das rotinas da empresa. Implementar boas sugestões pode melhorar o dia a dia de toda a equipa.

Além disso, é preciso avaliar a flexibilidade do ponto de vista individual. Os profissionais não são máquinas e enfrentam dificuldades em muitos momentos. Por isso, é preciso atuar diplomaticamente, fazer concessões quando for necessário, ou negociar horários, condições para aumentos, entre outras situações. Quando isso acontece, o colaborador sente-se acolhido pela organização e, em contrapartida, abraça mais facilmente os seus ideais e objetivos, mais um ponto que conta muito para uma equipa motivada!

Carreira

Quando o colaborador não consegue visualizar com clareza o crescimento profissional na empresa, dificilmente se mantém motivado por muito tempo.

Desenhem com clareza todo o organograma da vossa organização, com respetivos cargos e salários. Criem os critérios claros e objetivos para realizar promoções internas. Quando fica mais claro para todos quais são as “regras do jogo”, todos se sentirão mais seguros e, consequentemente, mais motivados, uma vez que verão a possibilidade de alçar novos voos dentro da própria empresa onde trabalham.

Recompensas

Além da possibilidade de crescimento, os colaboradores também podem ser motivados por recompensas. Um exemplo é quando uma loja oferece parte do salário baseada em comissões.

É preciso ter cuidado quando se estabelece qualquer tipo de sistema como este. Quando os critérios para atingir o prémio são inatingíveis, dificilmente os colaboradores se vão sentir estimulados a cumprir os objetivos ou metas estipulados. Muito pelo contrário, é possível que nem tentem! Por outro lado, todos avaliam o custo-benefício de qualquer medida.

Pensem em recompensas interessantes para os vossos colaboradores: ajudará muito a manter a vossa equipa motivada e, consequentemente, mais produtiva. Para acertar neste momento, coloquem-se no lugar do vosso funcionário: o que vos motivaria a darem o vosso melhor? Que recompensas chamariam a vossa atenção? E não esqueçam nunca de elogiar a vossa equipa quando merecido.