Errar é humano: até nas Startups

Em 3 years ago

Não há dúvida de que os erros também fazem parte do mundo das Startups: é, aliás, esta a altura certa para tropeças antes de estabelecer um negócio de êxito. Há 5 erros que muitos empreendedores cometem no início da carreira: conheçam quais.

  • Escolher a equipa errada. Procurem pessoas que saibam realmente o que estão a fazer e, sobretudo, que saibam fazer coisas que vocês não dominam. Não escolham familiares, amigos ou pessoas a quem devem favores para a vossa equipa.
  • Agir por impulso. Não tomar decisões a quente! Ponderem, conversem com a vossa equipa ou com quem achem que vos pode elucidar de forma esclarecedora. Amadureçam as vossas ideias.
  • Não partilhar ideias. A vossa equipa está do vosso lado e a remar para o mesmo lado. Lembrem-se disso e partilhem com eles as vossas ideias: vão ganhar experiência e estabelecer um espírito de equipa que vos trará benefícios no futuro.
  • Esperar pelos clientes. Não fiquem à espera que os clientes venham ter convosco, por mais que tenham a melhor ideia possível para lhes oferecer. Uma estratégia inicial é sempre crucial para atraírem os primeiros clientes.
  • Procurar financiamento. A eterna procura! É fácil para um empresário ficar obcecado com esta área do negócio e dedicar grande parte do seu tempo a encontrar investidores. E acabam por negligenciar as outras dimensões do projeto quando podiam procurar os primeiros clientes e testar as ideias de negócio, de forma a reconhecerem as falhas e a evoluírem.

Se tiverem de cair neste erros, caiam. Mas certifiquem-se que se levantam rapidamente, que aprendem as lições dessa experiência e que se concentram em conduzir o vosso negócio de forma certeira e com base nos fundamentos que vos fizeram começar.