À hora de almoço

Em 3 years ago

Contrariamente àquilo que a maioria das pessoas pode pensar, os empreendedores e pequenos empresários não são super heróis: são humanos, como todos nós. Isso significa que, apesar de parecer que estão disponíveis 24 horas por dia, também precisam de uma pausa de vez em quando e, muitas vezes, a hora de almoço é perfeita para isso.

  • Manter os níveis cardíacos. Como muitas pessoas fazem, a hora de almoço é utilizada para ir até ao ginásio. O exercício é uma das formas mais eficazes de manter um estilo de vida saudável e uma mente sã, ao mesmo tempo que se tornou no espaço perfeito para libertar a tensão. Sair do escritório e gastar energia é, muitas vezes, tudo aquilo de que a mente e o corpo precisam.
  • Fortalecer relações. Uma coisa é conhecer potenciais parceiros de negócio e clientes durante eventos corporativos. Outra, bem diferente, é construir relações duradouras com eles. Muitos empreendedores utilizam os encontros para almoço como uma forma de fazê-lo. Estar à mesa com alguém pode ser um excelente quebra-gelo e uma maneira informal de falar sobre negócios e assuntos mais pessoais.
  • Dormir uma sesta. Empresários de sucesso afirmam o impacto positivo de dormir uma pequena sesta todos os dias, à hora de almoço. De modo a estarem sempre no seu melhor durante a jornada laboral, a tomar decisões críticas e a manter o foco, os grandes decisores precisam de estar repousados. Tirar 20 a 30 minutos para uma pequena sesta, todos os dias, faz milagres pelo vosso corpo e mente, incrementando os níveis de produtividade.
  • Fazer recados pessoais. Há tempo para trabalhar e há tempo para tratar de assuntos pessoais. Muitos empresários rentabilizam a hora de almoço para tratarem de alguns desses recados. O dia passa sempre a correr e, por vezes, é necessário recorrer a este tempo para tratar de tarefas que não estão relacionadas com trabalho.
  • Fazer algo que nada tem a haver com trabalho. Às vezes existe a necessidade de despender algum tempo a fazer coisas menos exigentes para a mente, especialmente durante períodos mais stressantes no trabalho. Pode até trazer alguns benefícios afastarem-se temporariamente do trabalho e distraírem-se com outra atividade, como ler uma revista ou jogar uma partida de ténis.
  • Rever e planear. A hora de almoço pode ser um período excelente para ver os projetos de uma outra perspetiva. Muitos empresários planeiam estratégias para os seus projetos enquanto estão à mesa. É uma hora designada para preparar feedback, responder a alguns emails e pensar sobre o futuro do negócio.

A hora de almoço pode, de facto, tornar-se produtiva, seja em termos profissionais ou pessoais.