5 truques para aumentar a produtividade

Em 3 years ago

Portugal é um dos países europeus onde se trabalham mais horas diariamente: apesar deste facto, os níveis de produtividade estão abaixo da média. Concluímos, então, que a produtividade laboral não se deve ao número de horas que se trabalha, mas sim à forma como aproveitamos o tempo e à qualidade da nossa atividade profissional.

Deixamos algumas dicas de como rentabilizar a gestão da vossa empresa, aproveitar o tempo e tornarem-se mais produtivos.

  • Estabelecer objetivos.  

É imprescindível trabalhar sempre em projetos com objetivos bem delineados e com datas limite realistas. Assim, cada colaborador pode planear as suas tarefas com antecedência, aproveitar melhor o tempo e ter margem para reagir quando surgem imprevistos.

O facto de as vossas equipas terem consciência dos prazos de cada projeto e do que se espera deles a nível de produtividade ajuda-vos a ter uma estrutura organizada.

  • Evitar perdas de tempo. 

Por muito que tentemos aproveitar o tempo da melhor forma possível, grande parte da nossa jornada laboral é passada a responder a e-mails ou a fazer chamadas. Estabelecer, quando possível, horários para as tarefas aumenta consideravelmente a produtividade, pois fará com que estejam concentrados num projeto concreto.

Outro truque importante é afastarem-se de tudo o que vos possa distrair de uma tarefa importante.

  • Criar sinergias. 

Trabalhar em equipa é, sem dúvida, um dos melhores truques para aumentar a produtividade. Estarem lado a lado com os vossos colegas e clientes traz-vos novos pontos de vista que terão uma influência positiva no desenrolar de novos projetos.

  • Delegar tarefas.

Devem aprender a delegar aquelas tarefas que vos roubam demasiado tempo: podem confiá-las a outro membro da vossa equipa, subcontratar uma empresa que se encarregue delas ou utilizar serviços online que as tornem mais simples de realizar.

  • Aprender a dizer não.

Acumular stress não ajuda à produtividade nem à fiabilidade dos vossos colaboradores. A satisfação pessoal é essencial para sermos produtivos: fazer pausas, aproveitar o tempo livre para desligar das tarefas laborais e ter um lugar para descontrair são três princípios básicos para recuperarem energia e darem o vosso melhor no trabalho.