Crescimento de Negócio e Clientes

Software por subscrição: as vantagens

Quando decidem abrir uma empresa, uma das principais incógnitas é se conseguirão levá-la em frente.…

Quando decidem abrir uma empresa, uma das principais incógnitas é se conseguirão levá-la em frente. Não existe uma base de clientes com que tenham trabalhado durante anos, nem um histórico de faturação que vos transmita tranquilidade e segurança. O caminho é feito de muitas dúvidas, às quais normalmente se faz frente com grandes ilusões. A capacidade de investimento não é ilimitada e, por isso, a flexibilidade de um software por subscrição é uma grande vantagem para os empreendedores.

Não necessitam de comprometer recursos financeiros numa ferramenta que vos facilite o trabalho, nem pagar um programa ou licença, como acontece com o software tradicional, que fica instalado nos vossos computadores ou no servidor da empresa. Pelo contrário, uma vez que não têm a certeza da dimensão que a empresa poderá vir a alcançar, o software por subscrição permite-vos contratar mais ou menos utilizadores em função do volume de trabalho que têm.

A flexibilidade do software enquanto serviço

Este é um dos aspetos mais importantes para quem decide começar o seu próprio negócio. O software por subscrição ou, em inglês, Software as a Service (SaaS), é bastante elástico e cresce com o vosso negócio porque vos permite contratar apenas os recursos de que necessitam para fazer frente a determinado volume de trabalho. Se a vossa empresa cresce e a faturação aumenta, então o SaaS cresce com a empresa e não será uma limitação nesta evolução.

Desta forma, a nível técnico, é uma ferramenta em constante evolução, que incorpora as últimas novidades de forma automática, sem ser necessário esperar que se desenvolva uma nova versão do programa e incorporando-as sem ser preciso pagar novas licenças. Assim, o SaaS nunca poderá tornar-se um programa obsoleto para o empreendedor. Esta política de atualizações periódicas evita também que a curva de aprendizagem entre as diferentes versões de um programa seja muito grande, já que as mudanças são progressivas.

No pagamento da subscrição do SaaS, estão igualmente incluídas as tarefas de manutenção. Este tipo de programas estão alojados na cloud, pelo que não precisam de se preocupar com reinstalações caso o programa falhe em determinado computador. Assim, podem continuar a trabalhar e a ser produtivos a partir de qualquer dispositivo, dado que a única coisa que precisam para aceder ao SaaS é uma ligação à internet. Deixam de estar tecnologicamente dependentes do computador do escritório, o que vos permite também trabalhar em casa sempre que precisem e também vos dá uma flexibilidade de horário muito maior.

Cada vez menos irão precisar de um computador, já que podem aceder às soluções de SaaS através de smartphones ou tablets, seja através do navegador de internet ou de aplicações próprias criadas para facilitar o trabalho neste tipo de dispositivos. Desta forma, a mobilidade é outra das vantagens do software por subscrição, que vos permitirá andar de um lado para o outro e levar convosco as ferramentas necessárias para a gestão do vosso negócio.

Sage One


Tudo o que precisa para lançar a sua primeira fatura: um software de confiança, online, rápido e de utilização simples! O sucesso do seu negócio está a caminho e Sage One vai acompanhá-lo desde o primeiro dia.

Descubra mais
Jovem olha para câmara

A informação fica guardada na cloud e isto faz com que possam aproveitar as vantagens que advêm de não terem a informação no disco rígido do computador no escritório. Na altura de visitar um cliente ou de apresentar dados concretos numa reunião, terão a informação em dia e pronta a ser consultada. Esta opção de guardar os dados na nuvem permite-vos atualizar a informações sobre as últimas vendas, saber a qualquer momento como está a faturação da empresa, entre outras coisas, sem que tenham de esperar até voltar ao escritório para introduzir os dados no programa.

Por fim, falta-nos ainda cobrir o tema da continuidade do negócio e segurança. O software por subscrição costuma garantir níveis de disponibilidade na ordem dos 99%, o que significa que estará praticamente acessível a qualquer altura. Isto nem sempre acontece com o software instalado no local: à medida que o tempo passa, é necessária uma maior manutenção para se assegurarem de que tudo funciona como esperam.