Gestão: levar o negócio ao próximo nível

Em 3 years ago

Não interessa o tamanho da vossa empresa: nunca se é demasiado pequeno para levar a sério a gestão de um negócio. Num mercado cada vez mais competitivo, o improviso e a rotina não são suficientes para a manutenção e crescimento de uma empresa.

Mais tarde ou mais cedo, uma abordagem reativa e não planeada à gestão do vosso negócio pode trazer-vos consequências negativas. Como podem, então, profissionalizar este aspeto do vosso negócio?

Saiam da informalidade – Em Portugal, grande parte das pequenas empresas têm origem familiar, o que pode ter vantagens interessantes, como a confiança que naturalmente existirá entre os sócios e colaboradores. Contudo, a informalidade que existe neste tipo de negócios pode travar a evolução e crescimento. O ideal seria conseguir um equilíbrio interessante entre um relacionamento de confiança e informalidade entre membros da empresa e a constante monitorização para garantir que atingem resultados excelentes.

Peçam ajuda a especialistas – Optimizar o funcionamento de um negócio é uma tarefa desafiante e, muitas vezes, exige a ajuda de profissionais especializados em gestão empresarial. Ponderem contratar um consultor: este poderá trazer uma visão diferente, terá mais facilidade em detectar eventuais erros e facilmente sugerirá novas soluções e estratégias para a vossa empresa. Atenção que este recurso não deve ser apenas explorado em momentos de crise. As informações trazidas pelo consultor devem ser aplicadas no dia-a-dia do negócio, num processo de constante melhoramento da gestão da empresa.

Tirem partido da tecnologia – Outro ponto fundamental é garantir que contam com as ferramentas certas para vos ajudar a cuidar do vosso negócio. Nem todos os empreendedores têm conhecimentos aprofundados de contabilidade ou finanças, e estar a par de todos os deveres tributários pode ser desgastante.

O Sage One é um software de facturação online certificado pela Autoridade Tributária, que está sempre actualizado de acordo com a legislação mais recente, garantindo que a emissão de facturas é feita de acordo com os requisitos legais.

Para além disso, permite-vos inserir as despesas e consultar diversos relatórios, como o Relatório de Ganhos e Perdas, que vos informa se estão a ter lucro ou têm contas a ajustar, e o Relatório de IVA, que vos mostra a quantia de imposto que devem pagar, em diversos períodos. Por que não experimentam vocês mesmos? Os primeiros 30 dias são grátis!

É importante ter em consideração que uma boa gestão do vosso negócio não só vos garante a sobrevivência a curto prazo, como abre caminho para que que cresçam de forma sólida e constante. O facto de apostarem em consultoria ou apoio de outros profissionais, não significa que estejam a perder o controlo da vossa empresa. Pelo contrário, o contributo de parceiros é uma mais-valia para o fortalecimento da vossa marca e para o crescimento sustentado.

Resumidamente: só com uma boa gestão é possível inovar, melhorar o ambiente de trabalho na empresa e crescer. Para além disso, estarão sempre preparados para enfrentar as oscilações do mercado e, os tempos de crise e os desafios que eventualmente surjam.