Exposição mediática para empreendedores

Em 3 years ago

Mais do que nunca, hoje em dia é muito importante que os empreendedores se diferenciem no meio de tanta gente com ideias de negócio e projectos. Para isso, precisam de se destacar. A melhor forma de fazê-lo é através de um plano estratégico de comunicação, que contenha várias maneiras de conseguir exposição mediática para a vossa marca e/ou produtos.

Construam uma relação com os meios de comunicação social – Para além de terem um plano de publicidade, criar uma relação com jornalistas, apresentadores e produtores é um aspecto muito importante, que poderá ser fundamental para garantir algum destaque. Façam uma pesquisa, sigam essas pessoas nas redes sociais e percebam que tipo de conteúdo é relevante para o seu público.

Sejam bons a contar a vossa história – Os meios de comunicação social e o público adoram uma boa história. Dar entrevistas e falar a pequenos grupos é uma boa forma de praticar a maneira como contam a vossa história e, para além disso, dá-vos alguma exposição. Quantas mais vezes contarem a vossa história, melhor o farão e mais facilmente ganharão a atenção das pessoas.

“As histórias agarram-nos. Levam-nos, transportam-nos, e permitem-nos viver indirecta e visualmente através da experiência de outros.” – Kristi Hedges.

Apostem em podcasts e na rádio – Nos últimos anos, os podcasts têm-se tornado num grande instrumento de ligação a influenciadores nas mais diversas áreas e de divulgação de marcas e produtos. Podem começar vocês mesmos a transmitir ou serem convidados nos podcasts de alguém que fale do ramo do vosso negócio.

Normalmente, os podcasts são gravados com alguma antecedência, fazendo com que seja mais fácil para as pessoas ouvir de acordo com o seu tempo.

Apesar de os podcasts sejam cada vez mais populares, ser entrevistado na rádio tradicional continua a ser uma excelente forma de divulgar mensagens.

Tornem-se colunistas – Contribuir com textos de opinião para uma plataforma (online ou em papel) vai ajudar-vos a construir a vossa credibilidade e a diferenciarem-se de outros empreendedores na vossa área. Para além disso, pode dar-vos acesso a centenas de potenciais clientes, a aumentar as visitas ao vosso website e a incrementar as vossas vendas.

Não se esqueçam das redes sociais – As redes sociais são o sítio ideal não só para conhecer as pessoas dos meios de comunicação social a que devem ligar-se, como também as pessoas que vos seguem e que apreciam o vosso trabalho. Podem partilhar os vossos podcasts e entrevistas nas redes sociais, para potenciar a vossa exposição. Estas plataformas dão-vos a oportunidade de se relacionarem com essas pessoas e dar-lhes a conhecer o vosso trabalho.

“A tecnologia e as redes sociais devolveram o poder às pessoas.” – Mark McKinnon

Alinhem-se com uma causa – Não há nada que chegue mais às pessoas do que mostrar o quanto se importam com determinada causa. Alinhem os vossos produtos e/ou serviços com uma causa que signifique algo para vocês e doem uma percentagem dos lucros a essa mesma causa.

Contratem um assessor – Nem todos os empreendedores consideram fundamental ter o apoio de um assessor que os coloque em frente das audiências certas para que possam vender os seus serviços e produtos.

Quando escolherem alguém para este lugar, escolham de acordo com a sua capacidade de vos posicionar junto dos media e de coordenar a vossa agenda, de acordo com os seus contactos e disponibilidade.

Garantir algum destaque e exposição mediática envolve algum trabalho, mas este plano dá-vos algumas linhas orientadoras. À medida que o vosso nome for aparecendo na praça, as pessoas irão contactar-vos para vos conhecer melhor.