Pequenos negócios, uma grande atitude

Em 3 years ago

O começo de um novo negócio é, provavelmente, uma das alturas mais entusiasmantes da vida de qualquer empreendedor: desenvolver um produto/serviço com potencial, endereçar um nicho de mercado, resolver um problema, são só alguns dos objectivos que se vão cumprindo.

É durante os primeiros tempos que se deve testar, conhecer o mercado, ver o que funciona e o que não funciona – no fundo, construir uma empresa relativamente sólida.

Contudo, passados esses primeiros meses, poderá ser altura de pensar no crescimento do vosso negócio: como o conseguir e, em última análise, como transformar um pequeno negócio num grande sucesso.

Planos de negócio

Os planos de negócio são ferramentas muito úteis, não só no momento de criação de uma empresa, mas sobretudo quando é altura de pensar mais alto, uma vez que é através deles que podem planear melhor os objectivos que pretendem atingir.

Este documento permite-vos avaliar a vossa performance ao longo do tempo, já que mais facilmente poderão fazer uma comparação entre as vossas antevisões e o que conseguiram efectivamente fazer.

A equipa certa

Ser empreendedor não significa viver uma vida empresarial solitária e isolada. Uma boa equipa ajuda-vos não só a ultrapassar os primeiros tempos do negócio, como a planear o crescimento futuro.

O facto de trabalharem com pessoas talentosas (e de fazerem uma gestão eficaz desse talento) será uma mais-valia no momento de expandirem o vosso negócio. Ainda assim, isto não significa que não recorram a consultores ou fornecedores externos. Em certas situações é até recomendável que o façam, uma vez que estes poderão trazer novas ideias e perspectivas à vossa forma de trabalhar.

Fundos e finaciamento

As finanças são fulcrais em qualquer negócio: o dinheiro entra na empresa, é usado para pagar despesas, gerar lucro ou é investido em crescimento e inovação. Em última análise, aquilo que investem deveria reentrar na empresa enquanto lucro.

Devem, desde cedo, ganhar o hábito de acompanhar a tesouraria da vossa empresa, já que é esse conhecimento que vos vai permitir delinear objectivos de crescimento a médio-longo prazo. O Sage One, para além de ser um software de facturação online muito intuitivo, permite-vos controlar as despesas e consultar relatórios de ganhos e perdas. Assim, têm todos os dados num só sítio e disponíveis sempre que precisarem, através de qualquer dispositivo.

 Lidar com a mudança

No momento de delinear uma estratégia de expansão para a vossa empresa, têm de estar conscientes de que as indústrias mudam constantemente (e, nos dias de hoje, cada vez mais depressa). Estejam atentos às tendências do vosso mercado, já que isso vai ajudar-vos a manter a empresa aberta e, mais do que isso, a aproveitar novas oportunidades que surjam.

E em termos práticos?

Tipicamente, numa empresa, há duas grandes formas de crescimento. O crescimento orgânico, por um lado, resulta do alargamento da vossa carteira de clientes e/ou de vender os vossos produtos e serviços já existentes a um preço mais alto ou a mais pessoas. Por outro lado, a inovação e expansão da vossa oferta pode ser uma rampa de lançamento para chegar a novas fontes de receita.

Uma coisa é certa: se, logo desde o primeiro dia, definirem objectivos ambiciosos, tiverem uma ideia de clara de como os atingir e de quem vos pode ajudar nesse caminho, então o vosso novo negócio tem grandes possibilidades de vir a ser uma empresa de sucesso.