Redes sociais: ganhar e manter clientes

Em 4 years ago
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Cada vez mais as empresas utilizam os social media para encontrar novos clientes e para reforçar a relação que têm com os já existentes. Sobretudo numa altura em que os negócios são mais online e digitais, as redes sociais são uma boa forma de “ouvir” os clientes, interagir com eles e aprender com o feedback que eles dão.

Mesmo que tenham pouco tempo ou um orçamento apertado, há formas simples e económicas de marcar presença nas redes sociais e, através delas, fortalecer a relação com os clientes.

Sejam especialistas numa rede social Gerir diferentes canais de comunicação e alimentá-los com conteúdos relevantes e atractivos pode ser desafiante. Oor isso por que não começam por uma rede apenas? Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube, Instagram, Pinterest, Instagram… as escolhas são muitas, mas dependerão sempre do tipo de negócio que têm.

Usem bem o vosso tempo – Basta meia hora por dia para ouvir o que os vossos clientes dizem, responder a eventuais interacções e partilhar conteúdos relevantes. Pode parecer pouco tempo, mas os resultados vão começar a aparecer rapidamente.

Incluam as redes sociais na vossa estratégia de relacionamento com o cliente – Muitas empresas utilizam redes como o Twitter ou o Facebook como complemento dos canais de apoio ao cliente. Estes meios permitem dar uma resposta mais rápida e imediata às questões que vos possam colocar. Para além disso, os social media são um bom sítio para estudar a concorrência e perceber como outros negócios se relacionam com os clientes.

Apoiem-se nas imagens – Está mais que provado que publicações com imagens têm mais interacções, partilhas e são mais atractivas para quem as vê nas redes sociais. Neste sentido, para além de usar imagens nos conteúdos que partilham, por que não consideram criar uma forma de os clientes satisfeitos partilharem imagens dos vossos produtos ou serviços?

Meçam e ajustem – Cada público é um público e, por isso, não há fórmulas mágicas. A melhor forma de perceber o que resulta e o que não resulta é irem medindo o desempenho da vossa actividade nas redes sociais. A maioria dos canais tem ferramentas de analítica de dados incluída, por isso torna-se mais fácil e imediato perceber o sucesso das publicações e ajustar a vossa presença nas diversas redes sociais com base nessa informação.

A vossa empresa já tem presença activa nas redes sociais? Que truques utilizam e que desafios enfrentam?