Formas simples de motivar uma equipa

Em 4 years ago
Software de facturação online

Uma pessoa que se sinta bem no local de trabalho – e que goste de fazer parte de determinado projecto – será sempre um bom investimento para uma empresa. Contudo, aumentar gradualmente os salários é apenas uma pequena parte do desafio que é motivar uma equipa.

Trabalhadores felizes são mais produtivos, o que se torna especialmente importante num negócio pequeno e com poucos colaboradores. Grande parte da motivação diária deve basear-se na existência de um líder que valha a pena seguir e de tarefas que valham a pena cumprir. O que podem fazer para melhorar a experiência da vossa equipa no local de trabalho?

Mostrem interesse e valorizem a individualidade – Cada colaborador tem a sua história e a sua personalidade, por isso devem fazer por saber o que os torna diferentes uns dos outros. E quanto mais pessoal for a comunicação, melhor. Interessem-se por cada um deles: primeiro pela carreira, percebendo como podem ajudá-los a desenvolver capacidades e aconselhando-os da melhor forma. Por outro lado, devem mostrar que se preocupam com o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, tentando ser o mais flexíveis possível quanto a horários ou a trabalhar a partir de casa.

Escutem sugestões e queixas – Não basta ouvir, é mesmo necessário escutar a opinião da equipa quanto à experiência que têm no local de trabalho. Estão satisfeitos com as condições ou acham que poderiam ser melhores? Sejam proactivos na busca de feedback, já que muitos trabalhadores podem não se sentir à vontade para dar sugestões ou queixar-se de algo.

Reconheçam o bom trabalho – Às vezes um reconhecimento é suficiente para que os vossos empregados sintam que fizeram a coisa certa. Se, pelo contrário, ficarem aquém das expectativas, sugiram-lhes formas de melhorar. Para além disso, façam por lhes dar cada vez mais responsabilidades: isso vai fazer com que sejam ambiciosos no estabelecimento de objectivos.

Incentivem – Todas as pessoas gostam de ver o seu salário aumentado ou de receber um prémio monetário no final do mês. Oferecer incentivos é uma forma de motivar equipas, mas nem sempre têm de ser recompensas monetárias. Que tal oferecer vales de descontos ou de viagem, por exemplo?

Apoiem novas ideias – Se os vossos colaboradores tomam a iniciativa de vos propor novas formas de fazer as coisas, então é sinal de que se preocupam com o futuro da empresa e querem ajudar a levar as coisas a bom porto. Estejam sempre receptivos a novas ideias e explorem-nas, mesmo que ao início possam parecer pouco viáveis.

Combatam o aborrecimento – Ninguém gosta de situações monótonas, sobretudo no local em que provavelmente passam mais tempo – o trabalho. Procurem formas de animar o dia-a-dia da vossa equipa, seja através de actividades nas horas de almoço, da criação de tradições ou, simplesmente, contando uma piada.

 

No fundo, e como em tudo na vida, o importante é que tratem os membros da vossa equipa como gostariam de ser tratados pelo vosso superior. O que é que fazem para transmitir motivação aos vossos colaboradores?