Team building: criar boas equipas

Em 4 years ago

As actividades de team building são uma forma eficaz e divertida de melhorar o desempenho da vossa equipa, independentemente da dimensão.

Devem, enquanto líderes, pensar bem as actividades a desenvolver, de maneira a evitar que sejam apenas diversão ou uma perda de tempo. O mais importante de tudo é planear exercícios que ajudem os membros da equipa a sentir-se envolvidos na empresa.

Se bem delineadas, estas actividades podem ser úteis para unir grupos, desenvolver pontos fortes ou identificar fraquezas. Há vários aspectos a ter em conta para garantir a eficácia do team building:

1. Percebam os desafios que a vossa equipa enfrenta, de forma a escolher o exercício mais adequado. Precisam de melhorar a comunicação? De aumentar a confiança uns nos outros? São pouco criativos?

2. Desenvolvam uma estratégia de team building constante e não apenas uma ou duas vezes por ano. Uma boa dinâmica de equipa não acontece do dia para a noite. Para verem frutos, o empenho em melhorar o trabalho de equipa deve parte da cultura da empresa.

3. Tentem eliminar o lado competitivo das actividades, já que podem correr o risco de pôr os vossos colaboradores uns contra os outros, em vez de os aproximar.

 

Ideias de exercícios

As diferentes actividades de team building têm objectivos diferentes. Deixamo-vos três exemplos, que podem utilizar consoante as vossas necessidades e pontos fracos:

Cenário de sobrevivência – Esta actividade é boa para equipas que precisam de melhorar a comunicação, já que “obriga” as pessoas a falar entre si e a chegar a uma solução consensual. Coloquem o grupo na seguinte situação: o avião em que todos viajavam despenhou-se. Há uma ilha deserta muito perto, um bote salva-vidas com capacidade para todos e podem escolher 12 objectos para garantir a sobrevivência na ilha. Peçam à equipa para escolher quais os objectos que levariam e avaliem não só a forma como tomam a decisão, como também a importância que dão a cada objecto.

Festa dos estereótipos – Lutam diariamente para eliminar os estereótipos e rótulos existentes na vossa equipa? Então talvez este jogo possa ajudar. Escrevam etiquetas com vários tipos de personalidades (mecânico, professor, maratonista, celebridade, etc) e colem uma etiqueta nas costas de cada membro da equipa. Cada um saberá quais as etiquetas dos outros, mas não a sua. Peçam a cada pessoa para adivinhar que personagem é, através de perguntas relacionadas com estereótipos (“Sou homem? Sou atleta? Sou artista?”). Os participantes só podem responder “sim” ou “não” e devem fazer pelo menos uma pergunta a cada membro do grupo.

“Como sou?” – Se aquilo de que a vossa equipa precisa é de se conhecer melhor e criar coesão, podem optar este exercício. Peçam a cada um para, num pedaço de papel, escrever um facto curioso/interessante sobre si. Coloquem todos os papéis num chapéu, tirem um de cada vez e leiam-nos em voz alta. O objectivo é que o grupo acerte a quem pertence cada facto.