Ainda passam facturas em papel?

Em 3 years ago
Software de facturação online

Não existe qualquer impedimento em passar de um livro de facturas para um software de facturação online. Aliás, só terão vantagens se o fizerem. Contudo, precisam de garantir que a comunicação das facturas à Autoridade Tributária é feita de acordo com a lei.

A verdade é que a via de comunicação de facturas à AT não pode ser alterada no decurso do ano civil para a mesma série de facturas. Contudo, para séries de facturas diferentes, a forma de comunicação pode ser alterada. Imaginando que utilizam livro de facturas e a determinado momento querem passar a utilizar um software de facturação online, então deverão comunicar as facturas em papel por inserção directa no Portal das Finanças e as facturas emitidas por meio informático através dos elementos extraídos do ficheiro SAF-T.

Isto significa que sou obrigado a utilizar um software de facturação para passar facturas?

Não. Podem continuar a emitir facturas em livro impresso por uma tipografia autorizada, mas só terão a ganhar caso mudem para um software de facturação online:

Poupem tempo : Facturar não tem de ser uma tarefa que vos consome demasiado tempo e paciência. Sabiam que o Sage One vos permite criar uma base de dados de clientes, fornecedores, produtos e serviços? Assim deixam de ter de inserir manualmente os mesmos dados em facturas diferentes. Por outro lado, a própria forma de comunicação das facturas à AT se torna mais simples. Em vez de comunicar factura a factura no Portal das Finanças, basta importarem um ficheiro SAF-T retirado do vosso software de facturação online.

Enviem as facturas rapidamente: Com um software de facturação online não precisam de imprimir as facturas e enviá-las pelo correio. Podem enviá-las directamente por e-mail para os vossos clientes!

Acedam às facturas quando e onde quiserem: Se usarem um software de facturação online como o Sage One poderão consultar as facturas emitidas em qualquer lugar e a qualquer momento, basta que tenham um dispositivo com acesso à internet. Para além disso, irão poupar imenso espaço e dinheiro com o armazenamento destes documentos.

Tenham um negócio amigo do ambiente: Ter a vossa facturação informatizada significa que gastarão menos papel, envelopes e material de impressão. O ambiente agradece (e a vossa carteira também).

Mais do que um software de facturação

A acrescentar a estas vantagens, o Sage One permite-vos ainda controlar a vossa conta corrente ao minuto já que, para além de emitir facturas, poderão também inserir as vossas despesas. Desta forma, o Sage One tem toda a informação de que necessita para vos devolver um relatório de ganhos e perdas, que vos diz como está a saúde financeira do vosso negócio.

Por isso, voltamos a perguntar – ainda passam facturas em papel?