Marketing Digital ao serviço das empresas

Em 4 years ago
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O marketing digital tornou-se, nos dias de hoje, uma ferramenta essencial à prosperidade de qualquer negócio, seja ele físico ou online. Marcar presença na internet deixou de ser uma opção para se transformar numa necessidade das empresas.

É verdade que este tipo de marketing oferece um custo baixo em relação ao retorno que traz. Mas não deixa de ser imprescindível que alguém na vossa empresa tenha qualificações suficientes para criar uma boa estratégia digital. É muito importante delinear objectivos, definir metas, prever possíveis cenários e medir regularmente os resultados obtidos.

Uma estratégia de marketing digital deve ser desenvolvida em várias componentes, cada uma com características específicas:

Search Engine Marketing (SEM): é o nome dado ao conjunto de acções de marketing que têm o objectivo de posicionar estrategicamente o vosso site nos motores de busca. Podem fazê-lo através de Search Engine Optimization (SEO) e de links pagos. A primeira técnica tem a ver com a optimização de palavras-chave, usabilidade, arquitectura do site, práticas de Java
e Flash, entre outros, para obter maior visibilidade na rede; a segunda faz um trabalho de publicidade através de anúncios pagos.

Newsletters: funcionam como um jornal virtual que tem o objectivo de levar informação sintetizada ao cliente, de forma a fazê-lo ter mais consciência da marca e oferecer-lhe novidades sobre a vossa empresa. Ao mesmo tempo que despertam interesse sobre assuntos relacionados com o vosso negócio, poderão criar links para o vosso site, blog e redes sociais, gerando maior tráfego nestas plataformas.

Blog: é uma das melhores ferramentas para atrair o público-alvo do vosso negócio. É através desta página que devem desenvolver técnicas de marketing de conteúdo para levar os clientes ao longo do funil de vendas. É importante ressalvar que um blog não tem as mesmas funções que um site – existe como um complemento, que permite mostrar aos clientes quais os valores e benefícios que os vossos serviços e/ou produtos podem oferecer.

Social Media: toda a actividade nos social media é crucial para o posicionamento de uma empresa no ambiente digital. Quanto mais estratégicas forem as vossas acções, maior será o relacionamento com o público e mais forte será a presença do vosso negócio. A pessoa responsável pelos social media deve saber dominar a área da comunicação de crise, já que a internet é um local extremamente vulnerável às opiniões, tanto positivas quanto negativas. É necessário que saibam lidar com reclamações e comentários menos favoráveis.

No entanto, o melhor conselho que vos podemos dar é que criem conteúdo que realmente esteja de acordo com os interesses do vosso público-alvo: não basta apenas divulgar o vosso produto ou serviço, ainda que o crescimento das vendas seja o objectivo maior. É importante manter a vossa comunidade de fãs interessada naquilo que têm para lhes dizer. E, ao mesmo tempo, é essa a tarefa mais difícil de desempenhar.