Como rentabilizar o tempo

Em 3 years ago
Software de facturação online

O tempo é o bem mais precioso que temos. Como tal, é importante aprendermos a criar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal. Alguns dos empresários mais bem-sucedidos defendem que ter tempo para actividades extra trabalho tem um impacto positivo no rendimento que temos na actividade profissional. Por isso, o empenho no equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é algo valorizado nos dias de hoje. O modo como cada um de nós encontra esse equilíbrio é que assume formatos diversos.

Não trabalhamos todos ao mesmo ritmo ou intensidade ao longo do dia, por isso faz sentido adaptar as tarefas às alturas do dia. Tudo aquilo que requer concentração deve ser feito quando estiverem mais alerta. Pelo mesmo motivo, deixem as coisas menos desgastantes para fazer noutra altura. Podem até usar os momentos em que estão mais distraídos para sair ou fazer exercício. Está completamente nas vossas mãos: criem o vosso horário de acordo com as vossas necessidades.

Temos algumas dicas importantes para aprender a rentabilizar o tempo no trabalho,
procurando ter concentração máxima durante o período laboral, de forma a ganhar tempo para fazer outras coisas.

O primeiro conselho que damos é colocar o telemóvel no silêncio. A não ser que realmente necessitem dele para trabalhar, o telemóvel pode bem ficar longe dos nossos olhares e ouvidos durante algum tempo. A segunda dica passa por fechar o email e desactivar todos os alertas a ele associados. Sabemos como somos constantemente interrompidos pelas inúmeras newsletters ou campanhas publicitárias, que nos invadem a caixa de entrada do email e nos retiram o foco das nossas funções. No mesmo âmbito, aconselhamos também a ignorar as redes sociais durante o horário laboral. Existem períodos de pausa que servem esse mesmo propósito: ir à procura das notícias do dia ou conversar com alguns amigos através da internet. Todos os restantes softwares e aplicações devem, também, ser desligados.

Um lugar calmo, com boa luz e silêncio em redor, é sempre a melhor solução para nos focarmos no trabalho que estamos a desenvolver. Quando o barulho existe, nada como colocar uns headphones nos ouvidos e desfrutar de uma música calma.