Trabalhar a partir de qualquer local

Em 4 years ago
Software de facturação online

Serem os vossos próprios chefes pode ser o fim de longas horas gastas em deslocações ou passadas num escritório. De facto, muitas das pessoas que decidiram lançar os seus próprios negócios descobriram que podem trabalhar em qualquer lado e que apreciam essa liberdade.

Tecnologia móvel:
Independentemente do sítio em que trabalhem, há três coisas essenciais às quais precisam de estar ligados – telefone, e-mail e internet. Podem usar um computador portátil ou um smartphone e ligarem-se à internet através de uma pen USB. Seja como for, quer prefiram trabalhar num café ou num espaço dedicado aos negócios, vão também precisar de uma ligação Wi-Fi fiável e de uma tomada elétrica.
A melhor forma de trabalhar como se estivessem num escritório é garantir que têm acesso a todos os ficheiros de que necessitam. Usar programas na Cloud permite-vos aceder a dados e partilhá-los online a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet. Podem, por exemplo, integrar o vosso software de faturação online Sage One com o Google Drive, para facilitar a partilha de documentos de venda.

Segurança móvel:
Trabalhar remotamente pode aumentar os riscos de segurança. As probabilidades de perderem os vossos smartphones ou portáteis aumentam e o conteúdo em si acaba por ser bastante mais valioso do que os dispositivos. Contudo, este é outro dos benefícios de usar softwares e aplicações na nuvem: toda a informação está guardada e assegurada online.

As ligações Wi-Fi públicas – como as de hotéis ou cafés – não são tão seguras quanto poderiam pensar. Protejam-se, desativando a partilha com outros aparelhos, e assegurem-se de que a firewall está ligada e de que desligam o Wi-Fi quando não estão a utilizá-lo. Por fim, tenham cuidado com o Bluetooth nos vossos telemóveis: se estiver ativo, outras pessoas poderão ligar-se com o vosso sinal.

Aplicações que vos ajudam a aumentar a produtividade:
• Google Apps para Empresas: um conjunto de ferramentas online (grátis e pagas) que vos permitem criar e aceder a ficheiros online, que ficam disponíveis para edição simultânea. Podem, em conjunto com colaboradores, trabalhar no mesmo projeto ao mesmo tempo;
• Google+ Hangouts: semelhante a uma videoconferência no Skype, os Google+ Hangouts são uma forma eficaz de organizar reuniões com pessoas que estejam noutras partes do mundo (até 10 participantes), ou de partilhar informações com clientes;
• Trello: uma aplicação web e móvel grátis e visual, que facilita a gestão de “To-Do Lists”;
• Dropbox: com a Dropbox, podem sincronizar ficheiros em todos os aparelhos que utilizam e partilhar documentos através da nuvem;
• Hootsuite, TweetDeck e SproutSocial: ajudam-vos a gerir várias contas nas redes sociais a partir de um único painel de controlo;
• Evernote: estão sempre à procura dos pedaços de papel em que apontaram ideias importantes? O Evernote permite-vos guardar notas, ideias, fotografias e até ficheiros áudio num só local, a que depois poderão aceder online;
• PasswordBox: uma ferramenta que guarda todas as passwords num só local de forma simples e segura;
• Basecamp: é uma aplicação de gestão de projetos para equipas que trabalham remotamente, permitindo-vos geri-los e entregá-los a tempo e manter a comunicação sem terem de usar o e-mail.