Google para Empresas: aplicações grátis para negócios

Em 4 years ago
Software de facturação online

Há já algum tempo que a Google deixou de ser apenas um motor de busca: oferece cada vez mais soluções em diversas áreas. Algumas destas ferramentas são ideais para quem tomou a decisão de lançar o seu próprio negócio e valoriza a possibilidade de trabalhar online. Existem várias que podem ser usadas gratuitamente e que facilitam a gestão dos vossos negócios:

Gmail: é a solução de correio eletrónico da Google e um dos servidores de e-mail mais usados em todo o mundo. Uma das principais vantagens é a capacidade de armazenamento ilimitada, bem como a possibilidade de personalizar contas especificamente para empresas e criar filtros de segurança.
Sabiam que podem usar a vossa conta de e-mail Google para se registarem e acederem ao Sage One?

Google Drive: se apreciam a liberdade de trabalhar a partir de qualquer local, então esta é a aplicação ideal. Facilmente poderão guardar documentos na cloud, com máxima segurança, permitindo o acesso a outros utilizadores, se assim desejarem. Com esta ferramenta poderão agilizar a colaboração e o trabalho em equipa, já que várias pessoas terão a possibilidade de aceder aos mesmos documentos e editá-los a partir de locais diferentes.
Podem integrar o Google Drive com o Sage One – os documentos de venda que fizerem no vosso software de faturação Sage One ficam automaticamente gravados numa pasta do Google Drive. Ficam disponíveis em qualquer dispositivo móvel e podem partilhá-los com colegas ou com o vosso contabilista.

Google Calendar: sincronizem a vossa agenda em todos os dispositivos móveis que utilizam. Uma das principais vantagens dos calendários Google está na criação de diversas entradas e avisos, que podem ser partilhadas com outros, tornando-se mais fácil marcar reuniões ou lembrar tarefas conjuntas. Com esta aplicação também podem criar diferentes calendários, para que seja mais fácil equilibrar o trabalho com a vida pessoal.

Google Hangouts: fazer videoconferências é mais fácil se usarem os Hangouts da Google, já que podem reunir até quinze utilizadores na mesma conversa. Durante a chamada é possível partilhar ecrãs, para que as intervenções tenham uma vertente mais visual. Com a vertente Hangouts on Air podem transmitir essas chamadas ao vivo através do YouTube, quase como se fosse um programa de televisão.

Google+: é a rede social da Google e pode ser um recurso interessante para as empresas. Ainda que não tenha tanto sucesso quanto o Facebook ou o Twitter, a verdade é que partilhar conteúdos nesta rede vos colocará num melhor posicionamento natural em pesquisas na web. Desta forma, torna-se mais provável que vos encontrem quando fizerem pesquisas sobre as áreas dos vossos negócios.

Google Docs: uma ferramenta para criar documentos de texto, folhas de cálculo e slides de apresentação – tudo online. Estes ficheiros não só podem ser partilhados, como podem ser abertos para edição simultânea.

A maioria das Google Apps for Work está disponível para utilização gratuita, mas podem também experimentar as restantes durante 30 dias e sem qualquer custo.