Os clientes mais rentáveis

Em 4 years ago
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A regra geral para as empresas é que 80% das vendas provenham de 20% dos seus clientes. Também se diz que é preciso cinco vezes mais esforço para adquirir novos clientes do que para vender aos que já existem.

Assim, faz sentido identificar os clientes mais rentáveis e prestar um serviço excelente ao cliente, para se assegurarem de que são fiéis e para maximizarem as vantagens. Mas estes clientes também são a base do crescimento: é mais provável que vos recomendem a outros, por exemplo. Conhecer as suas particularidades simplifica o processo de identificarem e dirigirem-se a potenciais clientes que tenham as mesmas características.

Identificar clientes rentáveis é uma abordagem defendida por Derek Williams, director executivo do The WOW! Awards, que premeia o atendimento ao cliente. O ex-director da Society of Consumer Affairs Professionals para a Europa e vencedor de vários prémios pelo apoio ao cliente, explica-se da seguinte forma:

“O segredo do crescimento é ter cada vez mais clientes do tipo que pretende para aumentar o valor médio das vendas e fazer com que comprem com mais frequência.”