Perguntas Frequentes

Alguma destas questões responde às suas dúvidas?

Devo preencher já os dados do negócio?

Se pretender começar já a facturar deverá fornecer os dados do negócio. Terá todo o benefício em fazê-lo, uma vez que ficará já com os dados necessários para poder facturar de acordo com a lei. Pode no entanto, optar por preencher essa informação mais tarde.

Como criar um orçamento?

O processo de criar um orçamento completa-se em poucos passos: basta ir ao separador de Vendas e clicar em Orçamentos. Nessa página terá a opção de criar um novo Orçamento. Siga as instruções do formulário e finalize.

Como emitir uma factura?

Para emitir uma factura, vá ao separador de Vendas e clique em Facturas de Venda. Se já tiver os seus dados do negócio devidamente actualizados só precisa de clicar no botão Criar Factura de Venda e seguir todos os passos sugeridos no formulário.

Posso anular uma factura?

Pode anular uma factura apenas se ainda não a tiver enviado ao cliente. Caso pretenda anular uma factura já enviada deverá, para isso, proceder à sua correcção através de uma nota de crédito.

Como criar uma nota de crédito?

Seleccione a factura que deseja creditar e na opção de “Gerir Factura” escolha a opção “Emitir Nota de Crédito”. Siga as instruções no formulário de um novo documento.

Como posso extrair o meu SAF-T?

No separador de Outras Opções tem a hipótese de Autoridade Tributária. Aí pode selecionar o período desejado (no máximo 1 ano) e extrair o seu ficheiro SAF-T.

Sou obrigado a preencher o campo do NIF numa factura?

Pode optar por não colocar o NIF do seu cliente nas facturas, mas nesse caso não deverá preencher qualquer outro campo do documento. Numa factura do Sage One terá de preencher todos os outros campos se introduzir o NIF.

Posso emitir facturas normalmente durante o período de trial?

Claro. Pode usar todas as funcionalidades durante os 30 dias de experimentação gratuita, incluindo a emissão de facturas.

Perco os meus dados caso não subscreva após o período de trial?

Não. Se optar por não continuar a utilizar o Sage One, basta exportar um ficheiro SAF-T e terá toda a informação consigo.