Projetos inovadores que transformam o mundo

Em 1 day ago
shutterstock_458659726

Recentemente a ASME uma fundação americana distinguiu três projetos vencedores que merecem ser conhecidos pela forma como fornecem uma transformação do mundo como conhecemos. Este concurso procura distinguir soluções de hardware com um objetivo de transformação social.

Não existem muitos concursos relacionados com inovação em hardware, em geral levam mais tempo a desenvolver, sendo mais comum que se dispute o desenvolvimento de apps e de criação de software.

Estes projetos vencedores não são apenas boas ideias, são projetos com hipóteses reais no mercado e cujo o prémio lhes conseguiu mais financiamento, aconselhamento no desenvolvimento, incluindo o auxilio de uma empresa de design.

Um forno de cozinha que poupa combustível e produz eletricidade.

A empresa Biolite criou um forno “home stove” que se propõem a melhorar a vida quotidiana em países em vias de desenvolvimento. Com uma poupança em combustível fóssil em 50% e uma diminuição da emissão de fumo em cerca de 90%. O consumo de fumo no decorrer de tarefas domésticas é causa de muitas mortes todos os anos, com problemas de saúde a nível respiratório a afetarem parte da população, incluindo crianças.

Mais impressionante, este forno fornece energia para carregamento de telemóveis ou obtenção de luz.  A empresa financia este projeto com uma percentagem da venda dos seus outros produtos, painéis solares ou fogões.

Uma mala refrigerada para preservar alimentos.

O EV8 da empresa Evaptainers Team consiste num saco que sem energia e leve mantém a fruta e vegetais até mais 20 dias que os expostos no ambiente. Este contentor não arrefece alimentos mas usa o processo de evaporação para criar um ambiente arrefecido em relação ao exterior.

Os criadores desta ideia aperceberam-se da dificuldade de manter alimentos em zonas sem acesso a eletricidade e distantes de mercados de abastecimento. Forçados a deslocações longas e frequentes para adquirir alimentos, perdendo tempo útil de trabalho e rendimentos a cada deslocação.

Este produto está a ser produzido de forma experimental e testado em Marrocos e rondará o custo de 22€ por unidade produzida, sendo provável que a produção em grande escala consiga diminuir o preço final.

A inovação deve ser apoiada.

Estas ideias e muitas outras de empreendedores necessitam do máximo apoio para serem bem sucedidas e conseguirem melhorar as nossas vidas no quotidiano, transformar e criar negócios com  novas ideias não é uma tarefa fácil.

A Sage apoia os empreendedores com software inovador que procura melhorar a vida das Startups, aumentando o tempo para a gestão do negócio, ou acedendo a relatórios que permitem acompanhar a evolução do negócio.

 

 

 

 

 

 

Ser a empresa que segue caminhos diferentes: a audácia é recompensada

Neste artigo vamos ver alguns passos que podem marcar a diferença numa pequena empresa, como…

Em 1 week ago
Como gerir o seu negócio durante os períodos de férias?

Com o aproximar do verão é natural que muitos empreendedores se sintam divididos entre o…

Em 1 month ago
Empresários do séc XXI: 5 perfis marcantes e transformadores

A geração conhecida millenial ou geração y mudou o panorama das empresas, empreendedores com uma…

Em 1 month ago
Vender a empresa: cenário de oportunidade e situações a acautelar

Receber propostas de compra para a vossa empresa é sempre algo que origina muitas dúvidas…

Em 1 month ago
Empresárias e mães: as mulheres na sociedade e nas empresas

No século XXI as mulheres reclamaram o seu lugar pleno na sociedade sem abdicarem do…

Em 1 month ago
Como levar o seu projeto a ser um sucesso: alguns passos essenciais

Muito se tem falado nos últimos anos de empreendedorismo e neste artigo vamos passar em…

Em 2 months ago
7 Sugestões para as vossas startups triunfarem

As startups vieram revolucionar o tecido empresarial: pequenos negócios flexíveis à descoberta de oportunidades. Os…

Em 2 months ago
Negócios parados: analise a saúde do negócio em 6 passos

Apesar de todos os esforços realizados, em algumas situações as empresas não parecem progredir: torna-se…

Em 2 months ago