Saiba como definir prioridades no trabalho

Em 1 day ago
shutterstock_360890771

Todos já passámos pela sensação de não conseguir dar resposta a todo o trabalho acumulado e aos constantes pedidos de novas tarefas. Neste artigo iremos dar sugestões de como organizar o trabalho com prioridades claras, chave essencial para o sucesso.

Selecionem áreas a organizar primeiro, aplicando dois critérios de distinção: o valor da contribuição e a paixão pela tarefa. Para tal, analisem qual o vosso papel no quadro das necessidades da organização e qual o vosso contributo particular nesse quadro. De seguida, avaliem quais as tarefas pelas quais sentem mais entusiasmo e que vos devolvem energia vital ao trabalho.

De seguida, coloquem ambos os critérios numa grelha de trabalho para definirem áreas e tomem consciência dos projetos ou iniciativas que, simultaneamente, trazem mais valor à empresa e dos quais gostam mais. Essas áreas devem estar no topo das vossas prioridades.

Há sempre funções pelas quais sentem menos interesse e que, por isso, são mais esgotantes. Compreendam quais são as áreas intoleráveis e, dentro destas, quais podem ser delegadas. Em tarefas de baixo valor e de pouca satisfação torna-se ainda mais importante delegar. Não faz sentido ocupar parte do vosso tempo em tarefas que qualquer colaborador poderá realizar com igual sucesso.

Se não conseguirem delegar, podem sempre recorrer à ajuda de software especializado para uma economia de tempo. Com o software Sage One, podem guardar a documentação online, sendo possível aos colaboradores aceder e realizar tarefas como o envio de faturas para clientes.

Num processo de desenvolvimento pessoal deve existir espaço para crescimento e, como tal, é comum que algumas áreas que inicialmente não vos desafiavam se transformem em apaixonantes.

Procurem valorizarem-se, compreender porque é que algumas áreas pelas quais sentem interesse não são percebidas como um benefício para a empresa. Talvez seja necessário explicar melhor a vossa visão aos parceiros ou, em caso de desencontro, pensarem na possibilidade de mudança de empresa.

Há quem utilize um código de cores, de forma a identificar mais facilmente quais as tarefas na sua agenda e conseguir reservar algum tempo extra de preparação para as prioritárias. Toda esta organização e estabelecimento de prioridades serão beneficiados com a utilização de um software de faturação, através do qual podem realizar tarefas em qualquer local onde possa aceder à Web.

Com uma boa gestão de tempo, irão descobrir que o trabalho se torna mais recompensador, e com resultados mais satisfatórios.

 

A melhor forma de começar uma reunião

Como organizar bem uma reunião, criando rotinas saudáveis de comunicação. Muitas vezes, as empresas entram…

Em 1 week ago
Pequenos negócios: todas as dicas

Quais as condições essenciais para um pequeno negócio ser bem sucedido? Para começar um negócio…

Em 2 weeks ago
Os desafios da criação de uma nova empresa

Muitos profissionais sentem, num momento da sua carreira, que é tempo de tentar um projeto…

Em 3 weeks ago
Marketing para pequenos negócios

  Falamos de marketing para pequenos negócios neste artigo. Qual o primeiro passo? Reconhecer a…

Em 3 weeks ago
Contas a pagar e a receber: como controlar?

  Cada negócio tem a necessidade de ter implementado um software apropriado para conseguir gerir…

Em 1 month ago
Empreendedorismo e a importância do tempo livre

  O mais comum para quem gere um negócio próprio é ser o primeiro a…

Em 1 month ago
Começar bem para ter um negócio de sucesso

  Tornarem-se em empreendedores pela primeira vez é um momento de viragem nas vossas carreiras.…

Em 1 month ago
5 dicas para começar um negócio online

Seja qual for o tipo de negócio que estão agora a lançar, estabelecer de forma…

Em 2 months ago