Como ultrapassar a insegurança: receios comuns aos empreendedores

Em 2 weeks ago
shutterstock_429322615

Ser empreendedor significa que se tem um projeto que se quer partilhar com o mundo, mas para conseguir avançar é necessário ultrapassar os medos. Ter medo é um mecanismo natural, desde que não impeça a tomada de ação, inibindo o que deveria ser o percurso planeado.

Ultrapassar receios.

Não se consegue ultrapassar o medo com pensamento positivo, o máximo que se consegue é diminuir momentaneamente a sensação de angústia. Uma forma de ultrapassar um medo presente e angustiante, é pensar num medo associado à não concretização dessa ação. É uma forma de relativizar os medos, e deixar de sentir que não tomar qualquer ação é seguro.

Um empreendedor natural, tem traços de personalidade bastante característicos. Normalmente têm de forma muito presente, o desejo de fazer o trabalho à sua maneira, por vezes contrariando as regras. O receio de deixar de ter um horário fixo e rendimentos certos, a dúvida sobre se teriam reunido os conhecimentos necessários para levar o empreendimento a bom porto, afastam muitos empreendedores da concretizarem os seus projetos.

Formas de ultrapassar o impasse.

Uma das forma de ultrapassar o impasse, passa por ter um propósito. O projeto deve ter algo de positivo que funcione como forma de motivação extra, e auxilie a ultrapassar o medo que possam sentir.

Nem sempre este propósito é suficiente para avançar na direção desejada, e nesse momento pode fazer falta um medo maior. A visão realista de como será a vida no futuro, se não tomarmos ação. Haverá algo mais assustador que o arrependimento de não termos concretizado os nossos sonhos, do conformismo com a mediocridade? Provavelmente não, e este medo tem a capacidade de engolir todos os outros.

Cumprir o nosso potencial.

Seja a começar o próprio negócio, ou num evento da vida pessoal, a sensação de perder uma oportunidade é sempre pior que correr riscos e falhar. Há que vencer os pequenos medos, colocando-os em confronto com medo maior, o medo de viver uma vida em que não se cumpriu o pleno potencial.

Do lado dos empreendedores, para que seja mais fácil ultrapassar os receios, está o software Sage One. Um precioso auxilio  na tomada de decisão, para uma gestão eficaz do seu negócio. Permite diminuir os riscos com um controle dos gastos da empresa, para que possam fazer os ajustes necessários, e alcançar o sucesso.