Startups que transformam o mundo: Governos e empresas privadas

Em 1 week ago
4fmanha

As startups têm a capacidade única de nos surpreender. Hoje falamos de um conjunto de startups que surgiu no seio do governo dos Estados Unidos da América e revolucionou a forma e a forma de prestar ao serviços aos americanos.

Enquanto o setor privado acompanha todas as inovações tecnológicas, de forma a que seja cada vez mais fácil consumirmos e obtermos serviços de que precisamos, apenas agora os governos dão passos nesse sentido.

Exclusão social e digital.

A verdade é que, no que diz respeito a benefícios sociais, o caminho para pedir a acesso é labiríntico, criando dificuldades aos que mais precisam. Por outro lado, o atraso tecnológico dos governos e a exclusão digital constituem um dos desafios do nosso tempo.

Cidadãos que necessitam de acesso ao apoio do estado muitas vezes não conseguem tratar dos seus assuntos online e são obrigados a perder tempo para se dirigirem a repartições.

Investimento desperdiçado

Haley Van Dyck, da U.S Digital Sevices, explica em conferências como o Governo Federal Americano investiu milhões de dólares em inovação digital, mas como 94% destes programas sofreram atrasos maciços. Para agravar a situação, 40% dos projetos eram abandonados e o dinheiro dos contribuintes desperdiçado.

Criar a mudança com tecnologia.

Com a presidência de Obama foi criado o U.S Digital Service, uma rede de startup que procurou criar uma mudança radical nos serviços prestados pelo governo. Para além do ganho em eficiência, também conseguiram custos mais baixos.

O governo americano contratou as mesmas pessoas que criaram produtos e empresas inovadoras, a par dos melhores funcionários já integrados.

O panorama em Portugal.

No nosso país muita já já feito, especialmente a nível de Finanças e Segurança Social, mas em abril deste ano foram anunciadas 33 novas medidas.

Os objetivos destas medidas passam por aumentar a literacia e a inclusão digital, para o exercício pleno da cidadania, e aumentar a especialização em tecnologias e aplicações digitais para tornar a economia mais competitiva.

Um mundo em transformação: empresas privadas e governos

Os governos começam a querer acompanhar a inovação privada, fornecendo melhores serviços e preparando melhor os seus cidadãos para as mudanças a nível laboral.

Cabe às empresas não perder o seu papel preponderante na transformação em curso, e contar com um software como Sage One que lhes permita estar sempre disponível para responder aos vossos clientes, ou partilhar informação com os colaboradores, é fundamental para assegurar que assim seja.