Como gerir o seu negócio durante os períodos de férias?

Em 3 months ago
4fnova

Com o aproximar do verão é natural que muitos empreendedores se sintam divididos entre o desejo de descansar, fazer uma pausa e a preocupação com um período de maior afastamento da empresa.

É cada vez mais importante tentar equilibrar a vida privada e profissional, a falta de descanso afeta de forma extremamente negativa a capacidade de tomar decisões e a harmonia familiar.

Delegar trabalho.

Delegar trabalho não significa apenas entregar tarefas, mas transferir responsabilidade e poder. Sem alguma autonomia, quem faz a substituição deve não consegue resolver os pequenos problemas que vão surgindo.

É importante escolher as pessoas certas para as tarefas e com algum tempo de antecedência oferecer-lhes formação. Para isso é necessário planificar com tempo de forma a poder treinar os substitutos.

Tecnologia móvel.

Os programas de software aliados à tecnologia móvel permitem uma melhor gestão do trabalho. Com um software como o Sage One é possível aumentar a eficiência de toda a gestão de tarefas, sendo o ideal para um pequeno negócio.

A tecnologia de Cloud aplicado a um negócio tem muitas possibilidades e o Sage One é um software que aproveita esta vantagem guardando os documentos numa Google Drive.

Automatização de tarefas administrativas e contabilidade, geram uma poupança de tempo e evitam falhas humanas.

Estabelecer prioridades.

Devem ter em mente aquilo que é realmente prioritário e que num período de férias apenas problemas graves merecem a intervenção, o que não significa que não se faça um acompanhamento. Trocar o escritório por um local de férias e continuar a trabalhar normalmente, não constitui um período de descanso e recuperação.