Empresários do séc XXI: 5 perfis marcantes e transformadores

Em 1 month ago
4f

A geração conhecida millenial ou geração y mudou o panorama das empresas, empreendedores com uma visão transformadora. Embora não exista homogeneidade entre eles, existe uma clara vocação para criar e desenvolver novos negócios.

São estes empreendedores que estão por detrás de grandes empresas como Mark Zuckerberg ou Pedro Espinosa da Llaollao.

Em comum podemos salientar o desejo de promover algum bem estar social, o desejo de independência e o fato de ao contrario da geração anterior valorizarem a vida pessoal.

Para além destes pontos comuns podemos distinguir cinco perfis diferentes segundo um estudo da Sage  que entrevistou 7400 empresários entre 18 e os 34 anos.

Planificadores natos.

Confiam na tecnologia mas a sua aposta principal reside nos colaboradores. Reconhecem os recursos humanos como o elemento mais importante para o sucesso das empresas. A tecnologia é diferenciadora e elemento essencial para o sucesso.

Tecnologia como ponto forte.

Consideram a tecnologia como o elemento fundamental, mais importante que os recursos humanos para assegurar o sucesso. Confiam no software para simplificar as tarefas tornando-as acessíveis a todos os colaboradores. Software como o Sage One que permite uma enorme autonomia e aumento da produtividade.

Exploradores instintivos.

Confiam no seu instinto, acreditam em correr riscos e mudam o panorama dos negócios com a sua capacidade para percorrer  novos caminhos.

Empreendedores emotivos.

São movidos pela paixão que sentem e pensam muitas vezes que não necessitam da tecnologia. Apesar de não investirem muito nestas soluções apoiam-se em software mas são os últimos a aderir às novidades.

Seja qual for o perfil destes empreendedores, o certo é que nos últimos anos mudaram a economia, a forma de trabalhar e a forma de consumir. Não é possível imaginar o futuro sem o contributo destes pequenos e autónomos empresários com alma de aventureiros.