Negócios parados: analise a saúde do negócio em 6 passos

Em 4 months ago
4f

Apesar de todos os esforços realizados, em algumas situações as empresas não parecem progredir: torna-se importante perceber se todo o trabalho realizado está a ir na direção certa. Neste artigo vamos mostrar-vos como analisar a saúde das vossas empresas, tendo em conta vários pontos.

Estratégia de Marketing.

É importante ter em mente qual é o público alvo: uma estratégia de marketing segmentado atinge melhores resultados com uma economia de recursos.

Adequar a estratégia ao meio em que vai ser aplicado é também muito importante. Façam uma análise crítica, acompanhando os resultados das ações do departamento de marketing. Outro meio de comunicação ou abordagem podem ser mais indicados para os vossos projetos.

Renovar o discurso.

As empresas devem ter especial cuidado na forma como comunicam com os seus clientes, evitando usar frases feitas e tentando destacar na comunicação das vossas empresas aquilo que as caracteriza particularmente.

Recursos humanos.

Ter uma equipa motivada e que se destaca pode fazer a diferença. Muitas vezes uma política de baixos salários leva a que a empresa acabe por ficar com os funcionários menos capazes.

Autoconhecimento.

Saber em que grau a empresa satisfaz os seus consumidores e os colaboradores é determinante: conseguir de forma objetiva aferir sobre a visão que os trabalhadores têm da empresa, se encontram satisfação na mesma e se consideram que esta defende os seus interesses.

Planificação financeira.

O apoio de um contabilista é essencial para organizar as finanças da empresa, não apenas nas questões mais imediatas mas também a nível de um planeamento futuro. Muitas vezes as empresas só prestam atenção às finanças quando começam a encontrar dificuldades.

Um sistema de faturação facilita o recurso a relatórios de gestão que permitem uma análise da empresa, sabendo exatamente quanto está a receber e a gastar.

A nível de preços existe, por vezes, uma colagem aos preços praticados pelos concorrentes sem avaliar corretamente os custos envolvidos ao longo do processo.

Liderança: Aprendam a delegar funções e a motivar os colaboradores, levando-os a prestarem o melhor desempenho sem os sobrecarregar. A nível de liderança importa reconhecer aquilo que necessita ser alterado e motivar essa alteração.