Pequenos negócios: todas as dicas

Em 6 months ago
shutterstock_115212217

Quais as condições essenciais para um pequeno negócio ser bem sucedido?

Para começar um negócio próprio é necessária coragem e empenho e, para que chegue a ser bem sucedido, é preciso uma boa preparação.

Um dos primeiros passos consiste em conhecer bem a realidade económica do país – se o momento é de crescimento ou de crise -, e avaliar cada situação, nomeadamente se na área de negócio se assiste a um momento favorável.

Nesta avaliação deve existir um conhecimento pormenorizado dos concorrentes, de forma a perceberem o que o vosso negócio tem para oferecer que o distinga dos restantes.

– Devem saber que despesas iniciais serão necessárias, de forma a planear cuidadosamente o investimento. Além dos salários e contas várias, há também gastos com um contabilista, impostos e taxas diversas. Muitas vezes, os empreendedores lançam o seu negócio sem um levantamento correto de todos os dados passado pouco tempo, descobrem como é difícil fazer face a todas as despesas. Assim, os primeiros tempos de vida de uma empresa tornam-se mais fáceis com o apoio de um software de faturação que vos ajude a conhecer bem os vossos gastos, a estabelecer prioridades nos pagamentos e a avaliar as receitas.

– Ter conhecimento sobre a área do negócio, do seu tipo de gestão e exigências é, também, muito importante. Embora um gestor não tenha de saber tudo, é essencial que saiba bastante sobre o tema ou não conseguirá gerir nem avaliar a qualidade do trabalho prestado pelos seus colaboradores.

Procurem parcerias que emprestem valor ao vosso negócio, seja a nível de uma sociedade, seja uma parceria com quem se possa partilhar recursos e informação.

Toda a informação da empresa relativa fica guardada no software, tornando possível realizar com rapidez e eficácia relatórios que vos ajudam a conhecer a evolução da empresa. Com toda a informação acessível online é mais simples partilhá-la com colaboradores, fornecedores e clientes: assim, o vosso negócio acontece onde estiverem, à distância de uma consulta no telemóvel ou de um portátil. Conheçam o software da faturação online Sage One aqui!